Pular para o conteúdo
Publicidade Publicidade
Início » Dicas » Veja como cultivar gengibre em casa para tê-lo infinitamente

Veja como cultivar gengibre em casa para tê-lo infinitamente

Veja o passo a passo para cultivar o gengibre em casa e desfrutar de todos os seus benefícios anti inflamatórias e antioxidantes. O gengibre é uma erva tropical picante usada para adicionar um sabor inconfundível a uma variedade de pratos, doces e salgados. Um super alimento poderoso, o gengibre contém propriedades antibióticas, anti-inflamatórias e antioxidantes.

Publicidade

Muitas pessoas valorizam o gengibre por sua comprovada capacidade de ajudar com resfriados, dores musculares e náuseas. A raiz ainda é conhecida por facilitar a digestão, entre outros benefícios.

Publicidade

Esta planta de clima quente – originária das ilhas de Java, na Índia, e da China – cresce o ano todo em lugares quentes, mas os jardineiros de clima mais fresco podem cultivar gengibre em vasos e colher as raízes picantes durante todo o ano. A primavera é a estação ideal para começar a plantar!

Aprenda a plantar e cultivar gengibre em vaso

1. Consiga um gengibre

Se você ainda não tem acesso a uma planta de gengibre, pode comprar um pedaço no mercado ou feira do tamanho do seu polegar ou um pouco mais. Procure raízes firmes e de cor clara com pequenos botões protuberantes nas pontas. Se você encontrar um gengibre orgânico é melhor, pois a variedade que possui produtos químicos pode ter dificuldade de germinar.

2. Prepare o vaso

Pegue um vaso grande e fundo, com orifício de drenagem no fundo. Lembre-se de que o pedaço de gengibre que você plantar pode crescer e se tornar uma planta de 90 cm quando adulta. Preencha o vaso até a metade com substrato solto, rico e bem drenado.

3. Plante

Mergulhe seu gengibre em uma tigela de água morna por várias horas ou durante a noite. Em seguida, plante a raiz do gengibre com o botão apontando para cima e cubra a raiz com 2,5 a 5 cm de solo. Regue levemente. Seja paciente, pois o cultivo de gengibre em vaso leva tempo. Você deve ver brotos emergindo da raiz em duas ou três semanas.

4. Cuide bem do cultivo

  1. Coloque seu vaso em um ambiente quente, onde ele fique exposto à luz solar indireta.
  2. Se estiver ao ar livre, coloque o gengibre em um local que recebe o Sol da manhã, mas permanece à sombra durante as tardes quentes.
  3. Se a temperatura cair para menos de 10°C, traga seu vaso para dentro de casa ou para um local mais quente.
  4. Regue o necessário para manter a terra úmida, mas não a ponto de ficar encharcado.
  5. Fertilize o gengibre a cada seis a oito semanas, dando preferência para os adubos orgânicos.

5. Colha

Colha o gengibre quando as folhas começarem a amarelar – geralmente cerca de oito a dez meses.

Você pode gostar dessas receitas também:

Na correria do dia-a-dia, pode ser um grande desafio manter a casa organizada e conseguir desempenhar todas as tarefas domésticas. Além disso, pequenos acidentes são comuns mas nem sempre conseguimos decifrar as soluções rapidamente.
Riscou sem querer o sofá com a caneta? Colocou a camiseta sem o desodorante secar e ficou com manchas? Foi pintar o cabelo e acabou sujando a roupa de tinta? Tentou fazer uma gelatina para a sobremesa mas ela ficou toda despedaçada na hora de desenformar? Essas coisas acontecem mais do que gostaríamos, mas não são motivos para estragar o dia de ninguém: as soluções podem ser muito mais simples do que você imagina!
Para driblar as situações mais diversas do cotidiano, é muito útil saber alguns truques. Afinal, deixando as atividades mais práticas na cozinha, na organização ou na limpeza – sobra muito mais tempo livre para aproveitar de outras formas.

Gostou dessa Dica ou Truque? Todos os dias enviamos dicas para facilitar sua vida, não deixe de acompanhar nossa página no Facebook e em nosso grupo do Whatsapp, então participe para continuar recebendo as receitinhas totalmente grátis. Você vai aprender a Limpar Vidro, Banheiro, Eletrodomésticos, Móveis, Dicas de Cuidados, Truques para remover manchas e encardidos e muito mais. Aproveite, comente e compartilhe essa receita com seus amigos e familiares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *