Pular para o conteúdo
Publicidade Publicidade
Início » Bolos e Tortas Doces » Torta de sardinha de liquidificador rápida e deliciosa igual minha avó fazia nos anos 80

Torta de sardinha de liquidificador rápida e deliciosa igual minha avó fazia nos anos 80

Você sabia que a torta de sardinha é um prato típico da culinária portuguesa, trazido para o Brasil pelos imigrantes? Essa delícia é fácil de fazer, econômica e muito nutritiva, pois a sardinha é rica em proteínas e ômega 3, perfeita para servir em qualquer ocasião, seja no lanche ou no jantar. Confira a receita do Canal Cozinhando com a Ly e faça a divina torta de sardinha, que será um sucesso! 

Publicidade

Como fazer torta de sardinha

Para a torta de sardinha, que tem um preparo simples, iniciaremos fazendo o recheio, refogando numa panela com um fio de óleo ou azeite, alho e cebola bem picadinhos. Quando dourar, vamos colocar o molho de tomate e misturar bem. Em seguida, vamos acrescentar a sardinha e as ervilhas e utilizar sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde para temperar. O recheio estando pronto, faremos a massa, batendo no liquidificador: óleo, leite, ovos, parmesão, sal, farinha de trigo e fermento em pó. A próxima etapa é fazer a montagem e assar no forno por 35 minutos. Após amornar, sirva e saboreie sua apetitosa torta de sardinha! Bom apetite!

Publicidade

Quer surpreender seus convidados com uma receita deliciosa? Vou te mostrar como preparar essa delícia de maneira fácil e rápida. Basta seguir as instruções abaixo e todos vão adorar! Não sobrará nada na mesa, pode apostar. E se quiser dar o seu toque pessoal, compartilhe suas adaptações nos comentários.

Ingredientes da receita de torta de sardinha

Para a massa

  • 150 ml de óleo
  • 2 xícaras (chá) de leite integral
  • 4 ovos inteiros 
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 pacotinho de queijo parmesão (50g)
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo

Para o recheio

  • 2 dentes de alho triturados
  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • 4 latas de sardinhas trituradas 
  • cheiro-verde (a gosto) 
  • 1 cebola picadinha
  • 1 lata de ervilha em conserva escorrida
  • sal e pimenta-do-reino (a gosto)
  • 1 sachê de molho de tomate

Modo de preparo

  1. Em uma panela, aqueça um pouco de óleo e refogue a cebola e o alho picados até dourarem. 
  2. Junte o molho de tomate e misture bem. 
  3. Adicione a sardinha escorrida e a ervilha. 
  4. Utilize sal e pimenta a gosto para temperar. 
  5. Deixe ferver e finalize com cheiro-verde picado. Apague o fogo e deixe reservado. 
  6. Coloque no liquidificador: o leite, o óleo, os ovos, o queijo parmesão ralado, o sal e a farinha de trigo. Bata até ficar uma massa lisa e cremosa. 
  7. Acrescente o fermento e com a tecla pulsar, pulse algumas vezes. 
  8. Unte e enfarinhe uma forma retangular. Transfira a metade da massa para ela e espalhe bem. 
  9. Por cima, distribua o recheio de sardinha de forma uniforme. 
  10. Utilize a outra metade da massa para cobrir. 
  11. Leve ao forno médio (180°C), pré-aquecido, para assar por cerca de 35 minutos ou até dourar. 
  12. Tire do forno, deixe amornar, sirva e delicie-se com sua incrível torta de sardinha quente ou fria! Aproveite essa gostosura!

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também: