Pular para o conteúdo
Publicidade Publicidade
Início » Sem categoria » Salada de pepino japonês bem fácil e diferente para acompanhar seu almoço ou jantar

Salada de pepino japonês bem fácil e diferente para acompanhar seu almoço ou jantar

A salada de pepino japonês, preparada desta forma, também recebe o nome de sunomono, uma salada da culinária japonesa, bastante leve, simples de fazer e carregada de sabores. Com sabor agridoce, a salada de pepino japonês é comumente servida em pequenas porções como entrada ou acompanhamento da refeição principal. Confira a receita e faça esta deliciosa saladinha, você vai amar!

Publicidade

Quer surpreender seus convidados com uma receita deliciosa? Vou te mostrar como preparar essa delícia de maneira fácil e rápida. Basta seguir as instruções abaixo e todos vão adorar! Não sobrará nada na mesa, pode apostar. E se quiser dar o seu toque pessoal, compartilhe suas adaptações nos comentários.

Publicidade

Como fazer salada de pepino japonês

Para fazer a salada de pepino japonês, os ingredientes que utilizaremos são: pepino tipo japonês, vinagre de arroz, açúcar, sal, água e gergelim branco torrado. O preparo da salada de pepino japonês é bastante simples e rápido. Vamos fatiar o pepino bem fininho com a ajuda de um ralador ou mandolim. Depois, iremos colocá-lo em uma peneira grande com o sal, misturando bem para desidratar por mais ou menos 20 minutos. Enquanto isso, vamos ferver, em uma panela, a água, o vinagre de arroz e o açúcar, até que a mistura fique transparente. Voltando aos pepinos, vamos enxaguá-los bem em água corrente para que saia o excesso de sal e também precisamos espremer com as mãos para retirar o excesso de água. Então é só acrescentarmos o molho e levarmos à geladeira. Agora é só polvilhar com o gergelim torrado na hora de servir e se refrescar com essa salada de pepino japonês super leve e cheia de sabores!

Ingredientes da receita de salada de pepino japonês

  • 3 pepinos tipo japonês
  • 6 colheres (sopa) de gergelim branco torrado
  • ½ xícara (chá) de vinagre de arroz
  • 6 colheres (sopa) de açúcar refinado
  • 3 colheres (sopa) de sal
  • 1 e ½ xícara (chá) de água

 Modo de preparo

  1. Fatie o pepino com a ajuda de um ralador bem fininho ou um mandolim.
  2. Coloque o pepino sobre uma peneira grande apoiada numa tigela, adicione o sal e misture bem.
  3. Deixe o pepino desidratando durante 20 minutos.
  4. Ferva em uma panela a água, o vinagre de arroz e o açúcar refinado até que a mistura fique transparente. Reserve até esfriar.
  5. Enxague bem o pepino em água corrente para retirar o excesso de sal e esprema com as mãos para tirar o excesso de água.
  6. Acrescente o molho frio e leve para a geladeira.
  7. Sirva a salada de pepino japonês fria salpicada com o gergelim torrado!

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também: