Uma bacalhoada bem feita é tudo de bom, não é mesmo? Existem inúmeras receitas deste prato, mas com esta você aprenderá a preparar sem complicação, uma bacalhoada de dar água na boca, que vai ao forno regada com azeite e combina todos os ingredientes com perfeição! Confira a receita do Canal Ana Zambrin, faça a fantástica bacalhoada e prepare-se para os elogios!
Como fazer bacalhoada
Para a bacalhoada, vamos cozinhar o bacalhau numa panela com água fervente, folhas de louro e pimenta-do-reino. O cozimento será breve, deixaremos por 2 minutos com a panela tampada. Iremos retirar e reservar. Aproveitaremos essa mesma água para cozinhar as batatas em rodelas por uns 6 minutos, até ficarem al dente e reservaremos. Adicionaremos ½ xícara (chá) de azeite numa panela, esquentaremos e juntaremos o alho em lâminas, deixando fritar sem queimar. Reservaremos em uma vasilha e entraremos com as cebolas e pimenta-do-reino, refogando por uns 10 minutos. Concluiremos a receita seguindo o passo a passo. Sirva e aprecie sua incrível bacalhoada!
Quer surpreender seus convidados com uma receita deliciosa? Vou te mostrar como preparar essa delícia de maneira fácil e rápida. Basta seguir as instruções abaixo e todos vão adorar! Não sobrará nada na mesa, pode apostar. E se quiser dar o seu toque pessoal, compartilhe suas adaptações nos comentários.
Ingredientes da receita de bacalhoada
- 3 a 4 cebolas cortadas em meias-luas
- 4 folhas de louro
- sal e pimenta-do-reino (a gosto)
- 450g de bacalhau em postas ou lascas já dessalgado
- 12 dentes de alho em lâminas
- ½ pimentão vermelho em tiras
- ½ xícara (chá) de azeite de oliva (120ml) + o quanto baste (para regar o bacalhau)
- 3 batatas grandes cortadas em rodelas, da espessura de um dedo
- salsinha picada a gosto (para finalizar)
- ½ xícara de azeitonas pretas inteiras, sem caroços
Modo de preparo
- Para aromatizar, em uma panela no fogo com água fervendo, adicione 4 folhas de louro, uma pitada de pimenta-do-reino e acrescente o bacalhau já dessalgado. Tampe e deixe cozinhar nessa água fervente por 2 minutos. Retire e reserve.
- Nessa mesma água, coloque as batatas cortadas em rodelas, da espessura de um dedo, tampe e cozinhe até ficarem al dente, por cerca de 6 minutos em água fervente (não podem ficar cozidas demais). Não precisa colocar sal. Retire e reserve.
- Em uma panela, ponha ½ xícara (chá) de azeite, acrescente o alho em lâminas e deixe dourar, sem queimar. Retire e reserve.
- Nessa mesma panela, adicione a cebola, sal e pimenta-do-reino (a gosto) e deixe refogar bem, por ceca de 10 minutos, mexendo por vezes.
- Entre com o pimentão vermelho em tiras e as azeitonas pretas, mexa, refogue só um pouquinho, desligue o fogo e reserve.
- Pegue uma assadeira e disponha as batatas, fazendo uma “cama” no fundo da forma com elas, seguida do refogado de cebolas (ainda não coloque o azeite que está junto delas)
- Acomode o bacalhau sobre as cebolas, agora, sim, despeje o azeite das cebolas e banhe com mais azeite, para ficar bem molhadinho
- Leve para assar em forno pré-aquecido a 200°C, por cerca de 25-30 minutos, até ficar douradinho.
- Retire, espalhe o alho frito em lâminas reservado, salpique salsinha picada, sirva e delicie-se com sua irresistível bacalhoada!
COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?
Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis e nutritivas.
Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis e fornecem mais saciedade.
Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.
Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.
Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis e têm gorduras boas para o corpo.
Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.
Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.
Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.
Você pode gostar dessas receitas também:
- A partir de hoje, você não vai mais jogar fora as cascas de tangerina! Receita incrivelmente deliciosa!
- Croquete de Feijão: Depois que eu aprendi essa receita, eu só faço dessa forma
- Jantar para uma semana! Faço uma vez e como os 7 dias! Para reduzir medidas! Duvido você enjoar!
- Bolo de Natal, quando chega novembro já começam a me cobrar aqui em casa pra preparar essa delicia natalina.
- Aprenda a preparar um irresistível bolo de berinjela sem farinha de trigo
- Pavê de Bolacha Maisena: Uma Delícia Tradicional
- Pernil assado douradinho, fica incrivelmente suculento
- Aplique isso e acabe com as formigas: nunca mais veja esses insetos em casa ou no jardim
- Sem forno! A famosa sobremesa que está enlouquecendo todo mundo! Com apenas 1 ovo!
- Tortinhas de maçã: a receita mais fácil e saborosa sem precisar de forno