O que você acha de aprender a preparar uma espetacular polenta frita, que vai deixar todo mundo com água na boca? Essa maravilha que você prepara com facilidade, fica crocante e sequinha por fora e macia por dentro, igual à servida nos restaurantes. Não perca tempo, confira a receita do Canal Receitas de Daniel Gomez e faça ainda hoje a fantástica polenta frita, que fica divina!
Como fazer polenta frita
Para a receita de polenta frita, iremos dourar a cebola numa panela com azeite. Em uma vasilha, colocaremos o fubá, acrescentando água, para dissolver e não deixar empelotar. Na panela da cebola refogada, colocaremos no fogo, juntaremos o restante da água, a pimenta-do-reino, o sal e o cubo de caldo de galinha, mexendo com uma colher de pau para dissolver o cubo. Adicionaremos o fubá dissolvido e vamos mexer continuamente em fogo baixo para não empelotar, não parando de mexer, quando começar a soltar do fundo da panela, por uns 5 minutos. Vamos finalizar seguindo o passo a passo da receita, servir e aproveitar sua irresistível polenta frita! Bom apetite!
Que tal aprender a preparar uma receita deliciosa e impressionar todo mundo? Eu vou te mostrar todos os ingredientes e o passo a passo para que você possa incluir essa delícia no seu cardápio. Tenho certeza de que você vai amar e que não sobrará nada na mesa. Siga as instruções abaixo e, depois, nos conte como ficou e suas dicas de personalização. Obrigada por visitar nosso site e boa sorte na cozinha!
Ingredientes da receita de polenta frita
- azeite de oliva
- ½ cebola picadinha
- 1 cubo de caldo de galinha
- pimenta-do-reino
- 1 litro de água fria
- 3 xícaras (chá) de fubá
- 1 xícara (chá) de fubá para empanar
- sal (a gosto)
- óleo para fritar(o quanto baste)
Obs.: medida da xícara: 200ml
Modo de preparo
- Leve uma panela ao fogo, adicione o azeite e a cebola picadinha, deixando dourar.
- Num recipiente, ponha o fubá e acrescente parte da água fria, para dissolver e não empelotar.
- Voltando a panela da cebola refogada, colocaremos com o fogo ligado o restante da água, a pimenta-do-reino, o sal e o cubo de caldo de galinha, misturando com o auxílio de uma colher de pau para dissolver o cubo de galinha. Prove e acerte o sal, se necessário.
- Entre com o fubá dissolvido mexendo sem parar em fogo médio, com uma colher de pau, para não empelotar.
- Quando começar a soltar do fundo da panela, continue mexendo durante uns 5 minutos para cozinhar bem o fubá.
- Desligue o fogo e transfira a polenta para uma forma de bolo retangular, espalhando bem para nivelar.
- Aguarde esfriar e leve à geladeira, mantendo até o dia seguinte. Se estiver com muita pressa, deixe no mínimo por 6 horas na geladeira, antes de fritar.
- No dia seguinte, desenforme e corte a polenta em tiras com a espessura de um dedo.
- Leve uma panela com óleo ao fogo e enquanto isso, empane a polenta, passando-a no fubá, dando uma batidinha para tirar o excesso. Faça isso com todas as tiras.
- Frite no óleo quente, retire e escorra o excesso de gordura em papel-toalha.
- Uma dica para saber se a polenta já está frita, é que ela vai boiar, quando estiver pronta para ser retirada.
- Sirva e saboreie sua maravilhosa polenta frita!
Dica adicional: se não for utilizar tudo, você pode congelar a sua polenta, que dura até 30 dias no freezer.
COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?
Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis e nutritivas.
Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis e fornecem mais saciedade.
Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.
Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.
Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis e têm gorduras boas para o corpo.
Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.
Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.
Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.
Você pode gostar dessas receitas também:
- O cheiro vai invadir sua casa! Essa torta é a melhor opção pra família
- Sem carboidratos! Como muito e não ganho sequer 1 grama! Delicioso, sem farinha, fácil, rápido e low carb
- Eu FAÇO 2 baldes dessas bolinhas todo NATAL, as visitas PIRAM querendo saber a receita
- 1 xícara de aveia e 2 maçãs: esta receita alemã é a mais popular na Alemanha
- Rosquinhas fritas caseiras, essa faz um SUCESSO danado aqui no bairro
- Bolacha Cinco Copos: Deliciosa, Econômica e Fácil de Fazer
- RECEITA MUITO ANTIGA DE BOLACHÃO DA VOVÓ
- Maria-Madalena caseira, receita antiga da minha querida avó
- Biscoito da Paciência, fica crocante e BEM sequinho
- Caracóis do Santo, com aquele cafézinho fica mais que PERFEITO