Pular para o conteúdo
Publicidade Publicidade
Início » Pães » Pãozinho de sal muito macio fofinho e fácil de fazer

Pãozinho de sal muito macio fofinho e fácil de fazer

Que tal aprender a preparar, com esta receita sensacional, um saboroso pãozinho de sal, que vai conquistar a todos? Essa maravilha que não leva ovos e nem leite, com um preparo fácil, vai abrilhantar seu café ou lanche e você vai querer fazer sempre, pois fica muito gostoso! Confira a receita do Canal GORDICES DA TEKA, faça o espetacular pãozinho de sal e receba os elogios!

Publicidade

Como fazer pãozinho de sal

Para o pãozinho de sal, em uma vasilha grande, adicionaremos o fermento biológico seco, o açúcar e a água morna, misturando com um fouet. Vamos pôr o óleo e misturar de novo com o fouet. Acrescentaremos o sal, misturaremos e então, colocaremos a farinha, misturando bem com o fouet, a cada acréscimo, até a farinha não aparecer mais na massa. Assim que a massa ficar pesada e não for mais possível mexer com o fouet, mexeremos com as mãos. Vamos passar a massa para uma superfície plana ligeiramente polvilhada e sovar com as mãos. Finalizaremos a receita seguindo direitinho o passo a passo. Sirva e deguste seu delicioso pãozinho de sal!

Publicidade

Quer surpreender seus convidados com uma receita deliciosa? Vou te mostrar como preparar essa delícia de maneira fácil e rápida. Basta seguir as instruções abaixo e todos vão adorar! Não sobrará nada na mesa, pode apostar. E se quiser dar o seu toque pessoal, compartilhe suas adaptações nos comentários.

Ingredientes da receita de pãozinho de sal

  • 1 colher (café) de sal (2g)
  • 2 colheres (sopa) de açúcar (24g)
  • 1 colher (sopa) de fermento biológico seco (10g)
  • 3 xícaras (chá) de farinha e trigo (420g)
  • ½ xícara (chá) de óleo (120ml)
  • 1 xícara (chá) de água morna (240ml)
  • tirinhas de manteiga (o quanto baste)

A medida da xícara é de 240ml.

Modo de preparo

  1. Numa tigela grande, coloque o fermento biológico seco, o açúcar e a água morna, mexendo com um fouet.
  2. Acrescente o óleo e mexa rapidamente com o fouet.
  3. Junte também o sal, mexa e depois, vá adicionando a farinha de trigo aos poucos, mexendo bem com o fouet, a cada adição, até que ela não apareça mais na massa.
  4. Quando a massa pesar e não der mais para misturar com um fouet, misture com as mãos. Em seguida, transfira a massa para uma bancada levemente polvilhada com farinha e sove com as mãos, e, se a massa estiver grudando muito na mesa, ponha mais um pouco de farinha.
  5. Vá sovando e fazendo movimentos como se estivesse “rasgando” a massa, até ela ficar uniforme e bem molinha.
  6. Faça uma bola com a massa, passe para a tigela ligeiramente polvilhada com farinha e deixe crescer por uns 30-40 minutos, ou até dobrar de volume, coberta com filme-plástico.
  7. Após esse tempo, para que a massa volte ao início de fermentação, tire o ar, apertando com as pontas dos dedos.
  8. Divida a massa em pequenas porções para fazer os pãezinhos, fazendo bolinhas. Se tiver balança culinária, pese, deixando cada bolinha com cerca de 70g. Se desejar, você pode dividir a massa ao meio e moldar 2 pães apenas. 
  9. Unte com manteiga e enfarinhe uma assadeira retangular e, antes de dispor as bolinhas nela, é preciso tirar novamente o ar. Para isso, aperte bem cada bolinha na mesa e em seguida, feche a massa nas mãos, formando uma trouxinha. Depois, boleie nas mãos e daí, sim, disponha na assadeira, mantendo um espaço entre os pãezinhos.
  10. Se optar por fazer 2 pães, abra a massa na mesa com a ajuda de um rolo. Passe várias vezes o rolo na massa e depois enrole, como se fosse um caracol, igual um pão caseiro, depois acomode na assadeira.
  11. Faça um corte na superfície de cada pãozinho, com a ajuda de um estilete ou faca. Na sequência, pegue tirinhas de manteiga e coloque uma em cada corte da massa, para os pães ficarem mais douradinhos e a casquinha mais sequinha.
  12. Leve ao forno sem pré-aquecer, para assar a 200°C, por cerca de 35-40 minutos.
  13. Retire, deixe amornar, sirva e saboreie seu magnífico pãozinho de sal! Bom proveito!

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *