Pular para o conteúdo
Publicidade Publicidade
Início » Pães » Pão de fubá bem fofinho e bem macio e não precisa sovar

Pão de fubá bem fofinho e bem macio e não precisa sovar

Que tal fazer para o lanche ou café da família um maravilhoso pão de fubá, que vai deixar um gostinho de quero mais? Essa maravilha de pão você prepara com facilidade, sem a necessidade de sovar a massa e o resultado é um pão macio, fofinho e cheiroso! Confira a receita do Canal Kdelícia Cozinha Ana Cláudia e faça hoje mesmo o incrível pão de fubá, que fará sucesso em sua casa!

Publicidade

Como fazer pão de fubá

Para o pão de fubá, iremos dissolver numa vasilha o fermento biológico seco no leite morno. Passaremos para uma bacia, mexendo a cada acréscimo e juntando: o açúcar, o óleo, o ovo, o sal, o fubá fino peneirado e gradativamente a farinha peneirada. Vamos mexer bem com uma espátula e depois com as mãos para agregar a farinha, sem precisarmos sovar a massa. A massa estará no ponto certo, quando desgrudar das mãos. Faremos uma bola e deixaremos a massa descansar na bacia coberta com um plástico e depois com um guardanapo, por 20 minutos. Finalizaremos a receita seguindo corretamente o passo a passo. Sirva e aprecie seu sensacional pão de fubá, que fica divino!

Publicidade

Quer surpreender seus convidados com uma receita deliciosa? Vou te mostrar como preparar essa delícia de maneira fácil e rápida. Basta seguir as instruções abaixo e todos vão adorar! Não sobrará nada na mesa, pode apostar. E se quiser dar o seu toque pessoal, compartilhe suas adaptações nos comentários.

Ingredientes da receita de pão de fubá

  • 1 xícara (chá) de leite morno  
  • 1 sachê de fermento biológico seco 
  • 4 colheres (sopa) de açúcar 
  • 5 colheres (sopa) de óleo
  • 1 ovo inteiro 
  • 1 colher (chá) de sal 
  • 1 xícara (chá) de fubá fino peneirado 
  • 2 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada (aproximadamente)

Obs.: a medida da xícara é de 240ml.

Modo de preparo

  1. Numa vasilha, coloque o leite morno (não pode ser quente) e adicione o fermento biológico seco, mexendo para dissolver bem. 
  2. Transfira para uma bacia e adicione, misturando a cada adição: o açúcar, o óleo, o ovo, o sal, o fubá fino peneirado e aos poucos a farinha de trigo peneirada, misturando tudo muito bem, primeiramente com uma espátula ou colher e em seguida com as mãos, até incorporar toda a farinha. Não há necessidade de sovar a massa.
  3. O ponto correto da massa é quando ela não gruda mais em suas mãos. Por isso é fundamental acrescentar a farinha de trigo aos poucos, apenas até dar o ponto, para não colocar demais e o pão ficar muito seco. A quantidade pode variar conforme a marca da farinha e o tamanho do ovo.
  4. Forme uma bola com a massa e deixe na bacia, cobrindo-a com um pedaço de plástico para não ressecar e um guardanapo limpo. Deixe em repouso durante 20 minutos.
  5. Após esse tempo, passe a massa para uma bancada levemente enfarinhada e, para fazer 2 pães grandes, separe-a em 2 pedaços.
  6. Abra cada uma das partes com o auxílio de um rolo e depois enrole os pães, apertando bem com as mãos a parte da emenda para não abrir na hora de assar.
  7. Transfira a massa para formas de pão antiaderentes. Se suas formas forem de alumínio, unte com manteiga ou margarina, antes de acomodar os pães, deixando a emenda virada para baixo.
  8. Com o auxílio de uma gilete para essa finalidade ou com uma faca afiada, faça alguns cortes na superfície dos pães.
  9. Deixe crescer até dobrarem de tamanho, por cerca de 1 hora, cobrindo com um guardanapo. Esse tempo pode variar conforme a temperatura do clima.
  10. Após crescerem, polvilhe sobre eles com uma peneira, uma misturinha de farinha de trigo com fubá.
  11. Leve ao forno pré-aquecido para assar por cerca de 35-40 minutos, dependendo da potência do seu forno.
  12. Retire, aguarde amornar, desenforme, sirva e se delicie com seu maravilhoso pão de fubá, que fica um arraso!

Rendimento: 2 pães grandes ou vários pães pequenos, do tamanho de sua preferência.

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *