Pular para o conteúdo
Publicidade Publicidade
Início » Pães » Pão caseirinho de fubá muito fofinho e delicioso perfeito para comer quentinho na hora do café

Pão caseirinho de fubá muito fofinho e delicioso perfeito para comer quentinho na hora do café

Que tal aprender a fazer com facilidade, um delicioso pão caseirinho de fubá? Ele fica bem fofinho, macio, você utiliza poucos ingredientes e o gostoso aroma se espalha pela sua cozinha! Perfeito para o café, lanche, ou para colocar na lancheira das crianças, esse pãozinho vai encantar a todos! Confira a receita do Canal Gordices da Teka e faça o sensacional pão caseirinho de fubá, que todos vão amar!

Publicidade

Como fazer pão caseirinho de fubá

Para o pão caseirinho de fubá, vamos colocar numa bacia, o fermento biológico seco, o açúcar e misturar. Iremos juntar também o leite, o ovo, o óleo e o fubá, misturando com um fouet, para homogeneizar. Vamos colocar o sal e 1 xícara (chá) de farinha de trigo, misturando bem. Para a próxima etapa, em que acrescentaremos mais farinha, margarina e iremos sovar a massa e realizar todos os processos, vamos seguir corretamente o passo a passo da receita. Por fim, vamos levar os pães para assar em forno sem pré-aquecer, por uns 35-40 minutos, desenformá-los ainda quentes, aguardar amornar, servir e degustar seu incrível pão caseirinho de fubá! Bom apetite!

Publicidade

Que tal aprender a preparar uma receita deliciosa e impressionar todo mundo? Eu vou te mostrar todos os ingredientes e o passo a passo para que você possa incluir essa delícia no seu cardápio. Tenho certeza de que você vai amar e que não sobrará nada na mesa. Siga as instruções abaixo e, depois, nos conte como ficou e suas dicas de personalização. Obrigada por visitar nosso site e boa sorte na cozinha!

Ingredientes da receita de pão caseirinho de fubá

  • 1 colher (sopa) de fermento biológico seco
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de leite morno (mais para frio)
  • 1 ovo inteiro
  • 5 colheres (sopa) de óleo
  • 1 xícara (chá) de fubá mimoso
  • 1 colher (café) de sal
  • 2 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de margarina sem sal em temperatura ambiente (ou manteiga)
  • 1 gema de ovo misturada com 2 colheres (sopa) de leite bem gelado (para pincelar) (opcional)

Modo de preparo

  1. Numa bacia, coloque o fermento biológico seco, acrescente o açúcar e misture.
  2. Junte o leite morno (não pode estar muito quente), depois o ovo, o óleo e o fubá, mexendo bem com o auxílio de um fouet, até ficar bem homogêneo.
  3. Ponha o sal e 1 xícara (chá) de farinha de trigo, misturando até a farinha não aparecer mais na massa.
  4. Adicione mais meia xícara (chá) de farinha e torne a misturar bem com o fouet.
  5. Na sequência, junte mais meia xícara de farinha e passe a mexer com as mãos, para ficar uma massa uniforme.
  6. Acrescente na massa a margarina e amasse para agregar bem.
  7. Transfira a massa para uma bancada levemente enfarinhada e vá sovando e acrescentando a meia xícara (chá) de farinha restante aos poucos, sovando. Atenção: talvez não haja necessidade de colocar toda a farinha restante, vai depender de como estará a sua massa, que não deve ficar muito dura para não dificultar o crescimento.
  8. Após o acréscimo da farinha restante, trabalhe a massa por mais 2 minutos. Ela deverá ficar molinha, macia e gostosa de trabalhar.
  9. Passe a massa para uma bacia levemente enfarinhada, cubra com um plástico e deixe descansar por 30-40 minutos, ou até dobrar de tamanho.
  10. Após esse tempo, aperte com as pontas dos dedos para voltar ao início da fermentação, retire da bacia, volte para a bancada e divida a massa em 10 partes iguais para moldar os pãezinhos (em média 60g cada). Se desejar, você também pode dividir em duas partes para fazer dois pães médios ou deixar a massa inteira para fazer apenas um pão grande.
  11. Essa massa costuma grudar um pouco, então enfarinhe a bancada e abra cada porção com o auxílio de um rolo, formando retângulos bem finos. Depois disso, dobre uma das partes das extremidades para o meio e do outro lado também.
  12. Em seguida, passe o rolo e enrole como se fosse um caracol, fechando bem o finalzinho da massa. Faça isso com todas as porções de massa, para formar os pãezinhos.
  13. Acomode os pãezinhos numa forma untada com manteiga e enfarinhada. A parte da emenda da massa deverá ficar virada para baixo, para não correr o risco dos pães abrirem. Cubra novamente com o plástico e deixe descansar por 20 minutos, para crescerem.
  14. Misture uma gema com 2 colheres (sopa) de leite bem gelado e pincele os pãezinhos com essa mistura.
  15. Não pré-aqueça o forno, leve os pães para assar e ao colocá-los no forno, ligue-o a 180°C, assando os pãezinhos por cerca de 35-40 minutos.
  16. Após esse tempo, desenforme os pães ainda quentes, deixe amornar, sirva e se delicie com essa maravilha de pão caseirinho de fubá!

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *