A mortadela caseira é uma iguaria deliciosa, e além disso, poder preparar essa delícia em casa permite personalizar os ingredientes e sabores, e garantir a qualidade. Confira o passo a passo dessa versão e você irá desfrutar da mais irresistível e saborosa mortadela caseira da sua vida!
Que tal aprender a preparar uma receita deliciosa e impressionar todo mundo? Eu vou te mostrar todos os ingredientes e o passo a passo para que você possa incluir essa delícia no seu cardápio. Tenho certeza de que você vai amar e que não sobrará nada na mesa. Siga as instruções abaixo e, depois, nos conte como ficou e suas dicas de personalização. Obrigada por visitar nosso site e boa sorte na cozinha!
Como fazer mortadela caseira
Para fazer mortadela caseira vamos utilizar caldo do cozimento do frango, peito de frango, beterraba, água, cebola, alho, caldo de carne, gelatina incolor dissolvida conforme instruções da embalagem, colorau, sazon para salada e sal. Primeiramente iremos cozinhar o peito de frango na panela de pressão por cerca de 20 minutos conforme as orientações. Para dar sequência ao preparo da mortadela caseira iremos seguir corretamente o passo a passo do preparo e finalização para que o resultado seja perfeito. Deixar a mortadela caseira, gelar até o dia seguinte, retirar da geladeira, desenformar, cortar em cubinhos, temperar com orégano, azeite e suco de limão e saborear cada pedacinho suculento dessa incrível mortadela caseira!
Ingredientes da receita de mortadela caseira
- 1 xícara(chá) do caldo do cozimento do frango
- 600 gramas de peito de frango
- Água para cozinhar o frango o quanto baste
- 1 beterraba
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 caldo de carne
- 2 envelopes de gelatina incolor sem sabor
- 10 colheres(sopa) de água para hidratar a gelatina
- 1 colher(sobremesa) de colorau
- 1 envelope de sazon para salada
- Sal a gosto
Para finalizar
- Orégano, suco de limão e azeite a gosto
Modo de preparo
- Corte a beterraba ao meio e disponha numa vasilha com um pouco de agua para que solte o liquido, o qual iremos “tingir” a mortadela. Reserve.
- Numa tigelinha hidrate a gelatina na água e dissolva conforme instruções da embalagem.
- Na panela de pressão coloque a água, o peito de frango, o caldo de carne, a cebola cortada em cubos, os dentes de alho e o colorau.
- Tampe a panela, leve em fogo médio, e assim que levantar pressão deixe cozinhar por 20 minutos.
- No liquidificador coloque o peito de frango cozido, o caldo do cozimento do frango e bata bem até obter um purê homogêneo.
- Adicione o sazon, a gelatina dissolvida, o líquido da beterraba reservado (2 colheres de sopa ou a gosto) e bata muito bem para obter um creme homogêneo. Prove o sal.
- Despeje essa mistura numa garrafa pet cortada em formato de tubo, ou num copo largo e grande. Leve para gelar de um dia para o outro.
- Retire da geladeira, desenforme, corte em cubinhos, tempere com azeite, suco de limão e orégano a gosto ou como preferir.
- Sirva em seguida essa maravilhosa mortadela caseira!
COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?
Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis e nutritivas.
Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis e fornecem mais saciedade.
Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.
Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.
Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis e têm gorduras boas para o corpo.
Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.
Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.
Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.
Você pode gostar dessas receitas também:
- Minha MÃE pediu para passar essa receita para VOCÊS, ela faz todo no NATAL e faz um sucesso danado
- Sazon caseiro, para quem prefere temperos naturais
- Receita com batata que deixa todo mundo de queixo caído de tão gostosa
- Quando fizer feijão assim, você não vai querer mais saber de outro
- Salada russa de 3 minutos! Aprendi a fazer e nunca mais larguei!!
- Quando tiver 3 batatas faça esta deliciosa receita! todos os vizinhos vão pedir a receita!!
- Nunca tinha comido uma REPOLHO TÃO DELICIOSO! Me apaixonei
- Veja como essa farofa de cebola crocante fica incrível e saborosa
- Agora só como cenouras assim. É fácil e muito saboroso
- Se você gosta de chuchu, mas quer variar as receitas, com essas dicas não vão faltar ideias para o almoço ou jantar