A geleia d’água é um doce típico brasileiro, também conhecido como gelatina bicolor, já que traz as cores vermelha e amarela. Esta é uma sobremesa simples, econômica e deliciosa, com um gostinho de infância, que pode ser servida em festas infantis ou como lanche da tarde! Confira a receita do Canal Dika da Naka e faça a incrível geleia d’água, que todos vão amar!
Como fazer geleia d’água
Para a geleia d’água, com um preparo fácil e rápido, faremos uma camada na cor vermelha, misturando em uma panela fora do fogo: a água, o amido de milho e o suco em pó de morango. Mexeremos com um fouet e vamos pingar as gotinhas de corante alimentício vermelho, tornando a misturar. Vamos acender o fogo, mantendo-o no mínimo e mexeremos continuamente, até borbulhar, continuando a mexer durante mais 5 minutos, para o amido de milho ficar bem cozido. Passaremos para um refratário retangular untado com óleo e deixaremos esfriar. Finalizaremos a receita seguindo o passo a passo. Sirva e deguste sua magnífica geleia d’água!
Quer surpreender seus convidados com uma receita deliciosa? Vou te mostrar como preparar essa delícia de maneira fácil e rápida. Basta seguir as instruções abaixo e todos vão adorar! Não sobrará nada na mesa, pode apostar. E se quiser dar o seu toque pessoal, compartilhe suas adaptações nos comentários.
Ingredientes da receita de geleia d’água
Para a camada vermelha
- 5 gotas de corante alimentício na cor vermelho (opcional)
- 500ml de água
- 4 colheres (sopa) de amido de milho
- 1 pacotinho de suco em pó sabor morango
Para a camada amarela
- 5 gotas de corante alimentício na cor amarelo (opcional)
- 500ml de água
- 1 pacotinho de suco em pó sabor abacaxi
- 4 colheres (sopa) de amido de milho
Modo de preparo
Da camada vermelha
- Numa panela, ainda fora do fogo, adicione a água, o amido de milho e o suco em pó sabor morango. Misture com um fouet e pingue as gotinhas de corante alimentício na cor vermelho, tornando a misturar.
- Ligue o fogo, deixando-o baixinho e misture sem parar com o fouet, quando chegar no ponto de borbulhar, continue misturando continuamente por mais 5 minutos, para cozinhar bem o amido de milho.
- A mistura estando bem consistente, desligue o fogo e transfira para um refratário retangular de vidro, ou para outro recipiente que preferir, levemente untado com óleo.
- Espalhe bem com uma espátula e reserve para esfriar.
Da camada amarela
- Em uma panela, fora do fogo, coloque a água, o amido de milho e o suco em pó sabor abacaxi. Mexa com um fouet e pingue as gotinhas de corante alimentício na cor amarela, mexendo novamente.
- Acenda o fogo, deixando-o no mínimo e mexa continuamente com o fouet, assim que alcançar o ponto de borbulhar, vá mexendo sem parar, durante mais 5 minutos, para o amido de milho ficar bem cozido e engrossar.
Da montagem
- Despeje a mistura amarela ainda quente sobre a mistura vermelha já fria na travessa.
- Aguarde esfriar e leve à geladeira, para firmar bem.
- Depois disso, para facilitar, vá descolando cuidadosamente o doce com as mãos, para entrar ar e ficar fácil de desenformar.
- Desenforme e corte em fatias. Se desejar, embrulhe cada quadradinho em papel celofane e armazene na geladeira, desta forma, embalado, por até 5 dias.
- Prontinho! Sirva e aprecie sua surpreendente geleia d’água!
Rendimento: 25 unidades.
COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?
Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis e nutritivas.
Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis e fornecem mais saciedade.
Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.
Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.
Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis e têm gorduras boas para o corpo.
Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.
Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.
Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.
Você pode gostar dessas receitas também:
- Jantar para uma semana! Faço uma vez e como os 7 dias! Para reduzir medidas! Duvido você enjoar!
- Bolo de Natal, quando chega novembro já começam a me cobrar aqui em casa pra preparar essa delicia natalina.
- Aprenda a preparar um irresistível bolo de berinjela sem farinha de trigo
- Pavê de Bolacha Maisena: Uma Delícia Tradicional
- Pernil assado douradinho, fica incrivelmente suculento
- Aplique isso e acabe com as formigas: nunca mais veja esses insetos em casa ou no jardim
- Sem forno! A famosa sobremesa que está enlouquecendo todo mundo! Com apenas 1 ovo!
- Tortinhas de maçã: a receita mais fácil e saborosa sem precisar de forno
- Quer um ovo frito mais saboroso e sofisticado? Basta adicionar 1 ingrediente que todos têm em casa!
- Zero carboidrato! Como à vontade e ainda fico de bem com a balança!