Pular para o conteúdo
Publicidade Publicidade
Início » Sem categoria » Essa receita de cuscuz paulista faz o maior sucesso na internet de tão gostoso que fica

Essa receita de cuscuz paulista faz o maior sucesso na internet de tão gostoso que fica

Cuscuz paulista é um prato típico da culinária brasileira, originário do estado de São Paulo, uma receita bonita, saborosa e colorida! Essa gostosura é um prato versátil, que pode ser consumido quente ou frio, como entrada, acompanhamento ou prato principal. Confira a receita do Canal Cozinhando com a Ly, faça hoje mesmo o magnífico cuscuz paulista e receba os elogios!

Publicidade

Como fazer cuscuz paulista

Para a receita de cuscuz paulista, vamos pôr em uma panela grande, o azeite, a manteiga ou margarina, colocaremos no fogo e acrescentaremos a cebola e o alho. Misturaremos com uma colher de pau e deixaremos refogar. Incluiremos o tomate e deixaremos dar uma murchada, acrescentando o molho de tomate, o sal, a ervilha, as azeitonas e o milho-verde (lembrando de reservarmos os ingredientes para a decoração) Colocaremos pimenta-do-reino, os ovos picados, o tablete de caldo de galinha e mexeremos bem. Acrescentaremos a água quente, vamos mexer e aguardar ferver Finalizaremos a receita seguindo o passo a passo. Sirva e aprecie seu divino cuscuz paulista!

Publicidade

Veja como é fácil preparar, vou te mostrar o passo a passo e todos os ingredientes para preparar essa saborosa receita. Garanto que você vai colocar essa entre as suas favoritas, não tem como errar, basta seguir o modo de preparo abaixo que vai dar tudo certo. Não vai sobrar nada depois que verem ela na mesa, é amor à primeira mordida. Se quiser dar o seu toque vai ficar mais saborosa ainda, nós conte nos comentários o que fez para que todo mundo teste também. Obrigada por visitar nosso site.

Ingredientes da receita de cuscuz paulista

  • 1 tomate cortado em cubinhos
  • 1 xícara (chá) de ervilha em conserva escorrida
  • pimenta-do-reino (a gosto)
  • 1 colher (sobremesa) de sal
  • 700ml de água
  • 1 tablete de caldo de galinha
  • 60g de azeitonas verdes sem caroço fatiadas
  • 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
  • cebolinha verde picada (a gosto)
  • 1 fio de azeite de oliva
  • 2 e ½ xícaras de farinha de milho (150g) 
  • 1 lata de milho-verde em conserva escorrido
  • 1 cebola pequena picada 
  • 2 dentes de alho triturados 
  • palmito em rodelas a gosto (para a decoração) 
  • sardinha em lata escorrida a gosto (para a decoração) 
  • ½ sachê de molho pronto de tomate
  • 3 ovos cozidos

Modo de preparo

  1. Em uma panela espaçosa, adicione o azeite e a manteiga ou margarina, leve ao fogo e junte a cebola e o alho. Mexa com uma colher de pau e refogue.
  2. Junte o tomate e deixe murchar, acrescentando o molho de tomate, o sal, a ervilha, as azeitonas e o milho-verde (reserve um pouco destes 3 últimos ingredientes para a decoração e também um pouco de tomate).
  3. Tempere com pimenta-do-reino e junte os ovos picados (reserve algumas rodelas para a decoração), o tablete de caldo de galinha e misture bem.
  4. Adicione a água quente, misture e deixe ferver.
  5. Com a mistura fervendo, vá acrescentando aos poucos a farinha de milho, mexendo sem parar, por cerca de 5 minutos.
  6. Finalize com cebolinha picada, misturando bem. Desligue o fogo.
  7. Pegue uma forma de furo central com capacidade para 2 litros, que pode ser de plástico, de alumínio, de silicone, etc. e unte-a com azeite ou óleo.
  8. Tenha à mão, ovos cozidos em rodelas, milho-verde, ervilhas, palmito, azeitonas, sardinha e tomate, que serão usados na decoração.
  9. No fundo da forma, disponha primeiramente as rodelas de ovos e intercale os demais ingredientes reservados para a decoração.
  10. Acrescente com uma colher parte da massa do cuscuz e acerte, usando essa mesma colher, apertando e deixando bem compacto, sem preencher até a parte de cima.
  11. Disponha rodelas de ovos no espaço da lateral que sobrou e complete com o restante da massa de cuscuz, mais uma vez compactando.
  12. Aguarde cerca de 20-30 minutos, para amornar e depois desenforme. 
  13. Prontinho! Agora você já pode servir e degustar seu apetitoso cuscuz paulista!

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *