A esfirra árabe é uma receita muito saborosa, prática e fácil de fazer. Com uma massa bem fofinha e macia e um recheio saboroso e no capricho, essa esfirra árabe lembra e muito aquelas esfirras famosas que encontramos em restaurantes franqueados. Com um preparo rápido e barato, essas esfirras vão te surpreender!
Que tal aprender a preparar uma receita deliciosa e impressionar todo mundo? Eu vou te mostrar todos os ingredientes e o passo a passo para que você possa incluir essa delícia no seu cardápio. Tenho certeza de que você vai amar e que não sobrará nada na mesa. Siga as instruções abaixo e, depois, nos conte como ficou e suas dicas de personalização. Obrigada por visitar nosso site e boa sorte na cozinha!
Como fazer esfirra árabe
Para fazer essa esfirra árabe vamos precisar de ingredientes que você deve ter em casa como leite, manteiga, açúcar, sal, fermento biológico seco, farinha de trigo, linguiça calabresa, queijo muçarela, tomate, e pimenta calabresa. Preparar essa essfirra árabe é muito simples! Primeiro, preparamos a massa, sovando e deixando descansar por 10 minutos. Porcionamos a massa em bolinhas e deixamos descansar por mais 10 minutos. Preparamos o recheio, modelamos as esfirras em uma forma untada e enfarinha com fubá e recheamos as esfirras. Deixamos descansar por mais 5 minutos, assamos por 7 minutos e depois é só provar essa maravilha!
Ingredientes da receita de esfirra árabe
Para a massa
- 250 ml de leite
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1/2 colher de sopa de sal
- 1 pacote de fermento biológico seco (10 g)
- 3 e 3/4 de xícara de farinha de trigo (~450 g)
Para o recheio
- 200 g de linguiça calabresa picada
- 200 g de queijo muçarela ralado
- 2 tomates sem sementes picados
- pimenta calabresa e sal a gosto
Para a montagem
- fubá q.b.
Modo de preparo
- Em uma tigela, coloque o leite morno, a manteiga em ponto de pomada, o açúcar e o fermento biológico seco e misture tudo muito bem.
- Incorpore a farinha de trigo aos poucos e vá mexendo bem com as mãos.
- Quando a massa começar a ficar pesada, adicione o sal e vá completando o trigo até que ela fique macia.
- Transfira a massa para uma bancada limpa e enfarinhada e sove até que ela fique bem lisa, por aproximadamente 5 minutos.
- Cubra a massa na bancada e deixe descansar por aproximadamente 10 minutos.
- Polvilhe a bancada com fubá e porcione a massa em bolinhas.
- Cubra as bolinhas de massa e deixe-as descansar para crescer por mais 10 minutos.
- Em uma tigela, coloque a linguiça calabresa picada, o queijo muçarela ralado, os tomates sem sementes, a pimenta calabresa e o sal. Misture bem e reserve.
- Coloque as bolinhas de massa sobre uma assadeira untada e enfarinhada com fubá.
- Aperte o centro das bolinhas com as pontas dos dedos, fazendo uma espécie de cama para colocar o recheio, pondo-o em seguida.
- Deixe as esfirras crescerem por cerca de 5 a 6 minutos.
- Asse em forno pré-aquecido a 250 °C por 7 minutos.
- Agora é só saborear sua incrível esfirra árabe!
COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?
Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis e nutritivas.
Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis e fornecem mais saciedade.
Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.
Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.
Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis e têm gorduras boas para o corpo.
Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.
Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.
Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.
Você pode gostar dessas receitas também:
- Eu FAÇO 2 baldes dessas bolinhas todo NATAL, as visitas PIRAM querendo saber a receita
- 1 xícara de aveia e 2 maçãs: esta receita alemã é a mais popular na Alemanha
- Rosquinhas fritas caseiras, essa faz um SUCESSO danado aqui no bairro
- Bolacha Cinco Copos: Deliciosa, Econômica e Fácil de Fazer
- RECEITA MUITO ANTIGA DE BOLACHÃO DA VOVÓ
- Maria-Madalena caseira, receita antiga da minha querida avó
- Biscoito da Paciência, fica crocante e BEM sequinho
- Caracóis do Santo, com aquele cafézinho fica mais que PERFEITO
- Cookies da Tia Biluca, não tem como não AMAR é SENSACIONAL uma coisa dessas
- Pão-Boleta, o MELHOR que já comi na minha vida inteirinha