Essa esfiha aberta é igual à do Habibs e fica com um sabor e uma aparência incrível. Você vai se impressionar em como o sabor fica idêntico, pois essa receita leva as técnicas e ingredientes chave para preparar essa delícia de esfiha aberta que tem uma massa fofinha e um recheio saborosíssimo. Experimente!
Você gosta de cozinhar? Então vem comigo que eu vou te ensinar uma receita deliciosa! Com apenas alguns ingredientes e seguindo o passo a passo abaixo, você vai preparar uma delícia que todo mundo vai adorar. Não tem erro! E se quiser deixá-la ainda mais especial, compartilhe suas dicas nos comentários.
Como fazer esfiha aberta
Para fazer essa esfiha aberta vamos precisar de ingredientes que, se você não tem na sua casa, conseguirá com facilidade em lojas de especiarias e mercados. São eles carne moída, tomate, cebola, sal, limão, tahine, pimenta síria, farinha de trigo, açúcar, fermento biológico seco, margarina, ovo, leite, água, e fubá. Preparar essa esfiha aberta é simples. Preparamos a carne e deixamos escorrer o caldo por 1 hora na geladeira para ficar bem sequinha. Preparamos a massa, porcionamos e deixamos crescer por 50 minutos. Modelamos e recheamos as esfihas e assamos por 15 minutos. Depois é só provar essa delícia!
Ingredientes da receita de esfiha aberta
Para o recheio
- 800 g de carne moída
- 200 g de tomate picado
- 300 g de cebola picada
- 1 colher de sopa de sal
- 100 ml de limão espremido
- 2 colheres de café de tahine
- 1 colher de café de pimenta síria
Para a massa
- 1 kg de farinha de trigo
- 5 colheres de sopa de açúcar
- 20 g de fermento biológico seco
- 1 colher de sopa de sal
- 2 colheres de sopa de margarina
- 2 ovos inteiros
- 200 ml de leite
- 300 ml de água
Para a montagem
- 100 g de fubá
Modo de preparo
Do recheio
- Em uma tigela, coloque a carne moída, o tomate, a cebola, o sal e o suco do limão. Misture bem até que fique bem homogêneo.
- Coloque todo o recheio sobre uma peneira dentro da tigela e leve à geladeira por 1 hora para escorrer o caldo e não amolecer a massa na hora de assar.
- Depois desse tempo, descarte o líquido da tigela, e incorpore o tahine e a pimenta síria ao recheio.
Da massa
- Em uma tigela, coloque a farinha de trigo, o açúcar e o fermento biológico seco e misture bem.
- Adicione o sal, os ovos, a margarina, o leite morno e a água, mexendo bem após cada adição.
- Passe a misturar com as mãos até que ela fique bem firme.
- Transfira a massa para uma bancada limpa e enfarinhada e sove bem até que ela fique bem lisa e elástica.
- Porcione a massa em 3 partes e faça rolinhos de massa, cortando em tamanhos padrão de aproximadamente 3 dedos para porcionar a massa.
- Boleie bem cada porção da massa e reserve sobre a bancada, cobrindo com um pano por 50 minutos para que ela descanse.
Da montagem
- Enfarinhe a bancada com o fubá e abra cada bolinha da massa em formato de disco com as pontas dos dedos.
- Coloque uma colher de sopa do recheio dentro de cada disco e modele as esfihas em seguida, pressionando o centro da massa com os dedos e espalhando o recheio depois.
- Coloque as esfihas em uma forma sem a necessidade de untar e asse em forno pré-aquecido a 250 °C por 15 minutos.
- Agora é só servir e provar essa delícia de esfiha aberta!
COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?
Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis e nutritivas.
Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis e fornecem mais saciedade.
Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.
Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.
Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis e têm gorduras boas para o corpo.
Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.
Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.
Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.
Você pode gostar dessas receitas também:
- O cheiro vai invadir sua casa! Essa torta é a melhor opção pra família
- Sem carboidratos! Como muito e não ganho sequer 1 grama! Delicioso, sem farinha, fácil, rápido e low carb
- Eu FAÇO 2 baldes dessas bolinhas todo NATAL, as visitas PIRAM querendo saber a receita
- 1 xícara de aveia e 2 maçãs: esta receita alemã é a mais popular na Alemanha
- Rosquinhas fritas caseiras, essa faz um SUCESSO danado aqui no bairro
- Bolacha Cinco Copos: Deliciosa, Econômica e Fácil de Fazer
- RECEITA MUITO ANTIGA DE BOLACHÃO DA VOVÓ
- Maria-Madalena caseira, receita antiga da minha querida avó
- Biscoito da Paciência, fica crocante e BEM sequinho
- Caracóis do Santo, com aquele cafézinho fica mais que PERFEITO