Doce de abóbora é um clássico da confeitaria de vó e remete à infância de muita gente. Nada mais delicioso do que doces caseiros. Confira o passo a passo dessa versão de doce de abóbora, e você vai provar uma delícia crocante por fora e macia por dentro. Simplesmente demais!
Preparar uma receita saborosa nunca foi tão fácil! Vou te mostrar todos os ingredientes e o passo a passo para que você possa incluir essa delícia no seu cardápio. Tenho certeza de que todo mundo vai amar, não sobrará nada na mesa. Siga as instruções abaixo e não tem como errar. Depois, nos conte o que achou e suas dicas de personalização.
Como fazer doce de abóbora
Para fazer doce de abóbora vamos precisar de açúcar, abóbora pescoço, água, cal virgem, canela em pau e cravo da índia. Primeiramente iremos deixar os cubos de abóbora do doce de abóbora, de molho na água com a cal virgem por cerca de 4 horas. Depois desse tempo escorra, lave bem e fure com um garfo todos os cubos do doce de abóbora. Em seguida leve ao fogo alto, com o açúcar, a canela e o cravo da índia e deixe ferver por aproximadamente 30 minutos. Retire do fogo, deixe esfriar, e disponha numa travessa ou armazene num pote hermético. E o doce de abóbora mais delicioso da vida acaba de ficar prontinho para ser saboreado!
Ingredientes da receita de doce de abóbora
- ½ kg de açúcar
- ½ kg de abóbora pescoço descascada e cortada em cubos
- 750 ml de água
- ¼ xícara(chá) de cal virgem
- ½ pau de canela
- 7 cravos da índia (sem a bolinha)
- ½ xícara(chá) de água (caso queira a calda mais rala) opcional
Modo de preparo
- Numa vasilha grande coloque o cal virgem e 500 ml de água. Misture bem para dissolver totalmente.
- Adicione os cubos de abóbora e mexa bem. Acrescente o restante da água (250 ml) e misture bem para incorporar.
- O cal vai dar resistência à parte externa dos cubos de abóbora. Quer dizer quando os cubos de abóbora forem cozidos não irão se desmanchar.
- Deixe de molho por cerca de 4 horas, e mexa bem para agregar, a cada 30 minutos. Os cubos devem ficar totalmente imersos no molho de cal.
- Caso necessário coloque um pouco mais de água. Esse tempo de molho fará com que a casquinha do cubo de abóbora fique bem durinha. Não deixe mais do que esse tempo.
- Depois desse tempo de molho, escorra e lave bem em água corrente todos os cubos. Em seguida fure com um garfo cada um deles, vai deixar muito mais saboroso.
- Numa panela coloque os cubos de abóbora, o açúcar, a canela, e o cravo da índia. Leve ao fogo alto e deixe ferver por 10 minutos.
- Diminua para fogo médio, e deixe ferver por 5 minutos. Deixe continuar fervendo mas em fogo baixo.
- Depois de cerca de 30 minutos o doce estará no ponto correto no qual os cubos estarão com um aspecto transparente e enfiando o garfo estarão macios.
- A textura da calda é importante, pois ela deve ser um pouco grossa, para que a conservação em geladeira seja de até 30 dias em pote hermeticamente fechado.
- Caso queira uma calda mais rala, acrescente na última fervida ½ xícara de água. Isso irá reduzir um pouco o prazo de conservação.
- Retire do fogo, deixe esfriar e transfira para uma travessa com tampa ou pote hermético.
- Sirva em seguida essa maravilha de doce de abóbora!
COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?
Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis e nutritivas.
Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis e fornecem mais saciedade.
Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.
Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.
Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis e têm gorduras boas para o corpo.
Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.
Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.
Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.
Você pode gostar dessas receitas também:
- Rei Real, a sobremesa gloriosa que a família fica maluca no Natal e Ano Novo
- O Natal nunca mais foi o mesmo depois que eu comecei a fazer esse Chico Balanceado, o pessoal pira
- Quando chega o Natal eu faço uns 2 baldes desse e o pessoal AMA de um jeito
- Você não vai acreditar como eu faço esse doce de rico caríssimo em minutos
- FIZ o FAMOSO PUDIM sem FORNO que tá VIRALIZANDO no Brasil e no MUNDO
- Esse docinho não pode faltar no meu NATAL, todo ano eu faço e recebo MILHARES de elogios
- Pudim de leite queimado
- Cremosinho de Natal, o pessoal AMA quando chega o NATAL para comer essa sobremesa
- Eu AMO fazer essa SOBREMESA para o NATAL, a família fica maluca pedindo mais
- FAÇO umas 3 travessas todo pro Natal e o pessoal de esbalda de tanto comer