Saber como congelar arroz é uma boa alternativa para aquelas horas que a gente faz arroz demais, e sobra uma enorme quantidade, e também para quando queremos garantir o almoço ou o jantar pronto. Mas a dúvida cruel! Será que o sabor do arroz vai ser o mesmo? Com as nossas dicas abaixo, você vai aprender como congelar arroz e descongela-lo sem que ele perca o sabor! Seu arroz ao ser descongelado terá o mesmo sabor de arroz feito na hora!
Veja como é fácil preparar, vou te mostrar o passo a passo e todos os ingredientes para preparar essa saborosa receita. Garanto que você vai colocar essa entre as suas favoritas, não tem como errar, basta seguir o modo de preparo abaixo que vai dar tudo certo. Não vai sobrar nada depois que verem ela na mesa, é amor à primeira mordida. Se quiser dar o seu toque vai ficar mais saborosa ainda, nós conte nos comentários o que fez para que todo mundo teste também. Obrigada por visitar nosso site.
1 – Como congelar arroz
É fundamental que o arroz esteja totalmente frio para depois ser congelado. Para aprender como congelar arroz sem que perca o sabor você vai precisar:
- Potes de vidro com tampa
- Plástico filme ou papel alumínio
Divida o arroz frio, em porções e coloque dentro dos potes de vidro, deixando uma espaço de 2 cm entre o arroz e a tampa. Isso é necessário porque os grãos tendem a se expandir em razão da água que se acumula no processo de congelamento. Antes de fechar os potes de vidro, cubra o arroz com plástico filme ou papel alumínio, e só depois coloque a tampa. Esse processo impedirá que se formem cristais de gelo sobre os grãos, o que pode deixá-los empapados. Em seguida, etiquete os potes, coloque a data do congelamento e a data de validade, e ponha no freezer.
2 – Como descongelar arroz
Agora você vai aprender como descongelar o arroz sem que perca o sabor. O ideal é que todo alimento que esteja congelado seja descongelado na geladeira, quer dizer, no caso do arroz, você retira a quantidade de potes que vai utilizar, no dia anterior e deixa descongelando até o outro dia, dentro da geladeira. Depois disso, abra o pote, retire o plástico filme ou papel alumínio, transfira o arroz para uma vasilha adequada e aqueça no microondas por 1 a 3 minutos. Você vai comprovar e amar o resultado!
3 – Não congele arroz com molhos
Exatamente, é importante saber que pratos como: arroz de forno, arroz piamontese, arroz com legumes, arroz com brócolis, entre outros, não devem ser congelados nunca. O molho que vai na receita, vai soltar muita água, empapar o arroz, e o resultado final vai ser um desastre na hora do descongelamento. Nesse caso faça apenas a quantidade a ser consumida no dia. Fica a dica!
Agora que você já aprendeu como congelar arroz e descongelar sem que perca o sabor, e de quebra ainda ficou sabendo que tipo de pratos com arroz você nunca deve congelar siga as nossas dicas e faça isso sempre!
COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?
Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis e nutritivas.
Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis e fornecem mais saciedade.
Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.
Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.
Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis e têm gorduras boas para o corpo.
Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.
Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.
Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.
Você pode gostar dessas receitas também:
- É só jogar AÇÚCAR e DETERGENTE na água fervendo e não precisa mais gastar na farmácia
- 10 truques com vinagre que vão ajudar você a lavar e conservar melhor suas roupas!
- Você nunca usará outro fertilizante melhor que este – 2 ingredientes são suficientes
- Especialista em limpeza dá dicas de como tirar mau cheiro do banheiro o dia todo
- Misture sal com acetona e você vai se livrar da necessidade de gastar mais no mercado
- Esta receita de fertilizante mantém minhas orquídeas florescendo há 10 meses
- Poucas pessoas conhecem esse truque para fazer a planta língua-de-sogra florescer
- Enraize qualquer galho com este hormônio enraizador! Apenas 2 ingredientes e 100% natural
- Faz a Cebolinha explodir de tanto crescer e engrossar (ano todo)
- Só 1 colher faz explodir de crescer (qualquer planta feia)