O cuscuz é um prato versátil, saboroso e nutritivo, que faz parte da cultura e da história de vários povos. Com essa receita incrível, você aprenderá a fazer um cuscuz delicioso,fácil e simples, que fica pronto em apenas 15 minutos, sendo uma ótima opção para o café ou para o lanche. Não perca tempo, confira a receita do Canal TETÉ CULINÁRIA e faça o divino cuscuz, que todos vão adorar!
Como fazer cuscuz
Para a receita de cuscuz, vamos adicionar em uma tigela o flocão e o sal, e mexer. Acrescentaremos a farinha de mandioca e vamos mexer um pouco mais, adicionando a água para umedecer o flocão, mexendo com uma colher. Vamos espalhar sobre a massa, 3 colheres de água, deixando descansar durante 10 minutos. Iremos temperar, pondo: as calabresas, tomate, a cebola, o pimentão e coentro ou cheiro-verde picado a gosto, fazendo uma mistura com esses ingredientes todos. Vamos transferir para uma cuscuzeira, seguindo com o cozimento, conforme o passo a passo. Por fim, iremos desenformar, cortar e degustar seu delicioso cuscuz!
Você gosta de cozinhar? Então vem comigo que eu vou te ensinar uma receita deliciosa! Com apenas alguns ingredientes e seguindo o passo a passo abaixo, você vai preparar uma delícia que todo mundo vai adorar. Não tem erro! E se quiser deixá-la ainda mais especial, compartilhe suas dicas nos comentários.
Ingredientes da receita de cuscuz
- 2 xícaras (chá) de flocão de milho
- 1 xícara (chá) de água + 3 colheres (sopa)
- 2 linguiças calabresas fininhas bem picadinhas
- 1 pitada de sal
- meio tomate maduro sem sementes picado
- meio pimentão picado
- coentro ou cheiro-verde picado (a gosto)
- meia cebola média picadinha
- 2 colheres (sopa) de farinha de mandioca
Obs.: Use uma xícara de 240ml como padrão de medida nesta receita.
Modo de preparo
- Coloque numa tigela o flocão de milho e o sal, e mexa.
- Acrescente a farinha de mandioca, que ajudará a dar consistência no cuscuz e mexa novamente.
- Ponha a água para hidratar o flocão e, para não haver partes secas, misture bem.
- Espalhe 3 colheres (sopa) de água sobre a mistura hidratada, lançando-a na massa. Aguarde repousar durante 10 minutos.
- Após esse tempo, tempere o cuscuz, juntando: as calabresas, o tomate, a cebola, o pimentão e coentro ou cheiro-verde picado a gosto, misturando bem.
- Passe para uma cuscuzeira, colocando água até a metade da sua capacidade.
- Nivele sem pressionar, com as costas de uma colher.
- Deixe cozinhar em fogo mínimo durante 12-15 minutos. Um truque é verificar assim que o cuscuz começar a chegar no ponto certo do cozimento, esperar mais 3 minutos, mantendo o fogo baixinho e desligando o fogo.
- Tire do fogo e espere 2 minutos para só então desenformar da cuscuzeira.
- Corte e aprecie seu magnífico cuscuz! Bom apetite!
Uma sugestão: você pode substituir a farinha de mandioca por polvilho azedo ou polvilho doce na mesma quantidade. Você pode também colocar pedacinhos de bacon frito na hora de temperar, fica uma delícia! E a calabresa fininha pode ser substituída pela calabresa tradicional, usando nesse caso, um gomo apenas.
COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?
Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis e nutritivas.
Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis e fornecem mais saciedade.
Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.
Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.
Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis e têm gorduras boas para o corpo.
Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.
Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.
Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.
Você pode gostar dessas receitas também:
- Minha MÃE pediu para passar essa receita para VOCÊS, ela faz todo no NATAL e faz um sucesso danado
- Sazon caseiro, para quem prefere temperos naturais
- Receita com batata que deixa todo mundo de queixo caído de tão gostosa
- Quando fizer feijão assim, você não vai querer mais saber de outro
- Salada russa de 3 minutos! Aprendi a fazer e nunca mais larguei!!
- Quando tiver 3 batatas faça esta deliciosa receita! todos os vizinhos vão pedir a receita!!
- Nunca tinha comido uma REPOLHO TÃO DELICIOSO! Me apaixonei
- Veja como essa farofa de cebola crocante fica incrível e saborosa
- Agora só como cenouras assim. É fácil e muito saboroso
- Se você gosta de chuchu, mas quer variar as receitas, com essas dicas não vão faltar ideias para o almoço ou jantar