O cuscuz paulista é um prato tradicional da culinária brasileira, e muito popular especialmente na região sudeste do país. Fica extremamente delicioso com um sabor e textura de dar água na boca. Confira o passo a passo e aprenda como preparar essa maravilha de cuscuz paulista!
Veja como é fácil preparar, vou te mostrar o passo a passo e todos os ingredientes para preparar essa saborosa receita. Garanto que você vai colocar essa entre as suas favoritas, não tem como errar, basta seguir o modo de preparo abaixo que vai dar tudo certo. Não vai sobrar nada depois que verem ela na mesa, é amor à primeira mordida. Se quiser dar o seu toque vai ficar mais saborosa ainda, nós conte nos comentários o que fez para que todo mundo teste também. Obrigada por visitar nosso site.
Como fazer cuscuz paulista
Para fazer cuscuz paulista vamos precisar de ervilha em conserva, milho em conserva, sardinha com o óleo, palmito, farinha de milho, ovos, tomate, cebola, azeitonas, azeite, tempero baiano, páprica, alho, pimenta dedo de moça, sal, salsa e cebolinha. Para dar continuidade no preparo do cuscuz paulista teremos que seguir corretamente a sequência do passo a passo do preparo tanto do cuscuz quando da montagem na forma de furo central levemente untada com azeite. Depois disso iremos levar o cuscuz paulista para gelar por 2 horas, retirar da geladeira, desenformar e saborear essa explosão de sabores chamada de cuscuz paulista! Geral vai amar!
Ingredientes da receita de cuscuz paulista
- 1 lata de ervilha congelada
- 1 lata de milho sem a água
- 3 latas de sardinha com o óleo
- 1 vidro de palmito
- 250 gramas de farinha de milho
- 6 ovos
- 1 kg de tomate maduro
- 2 cebolas
- ½ xícara(chá) de azeitonas
- ½ xícara(chá) de azeite
- 1 colher(sobremesa) de tempero baiano
- 1 colher(sobremesa) de páprica defumada.
- 1 colher(sopa) de alho picado
- ½ pimenta dedo de moça
- Sal, salsinha e cebolinha a gosto
Modo de preparo
- Numa panela grande coloque o azeite, o alho, leve em fogo médio e deixe dourar. Adicione a cebola, o sal, e deixe murchar um pouco.
- Acrescente o tomate picado, a pimenta dedo de moça, a páprica defumada, o tempero baiano, ajuste o sal e deixe ferver até formar um molho consistente.
- Depois disso, coloque o palmito picado, a azeitona, o milho, a ervilha, a sardinha, o ovo cozido picado, a salsinha, a cebolinha. Prove o sal, misture bem e deixe ferver.
- Adicione a farinha de milho, aos poucos, mexendo bem a cada adição, até obter uma mistura homogênea e comece a soltar do fundo da panela.
- Decore o fundo de uma forma (23 cm de diâmetro) de furo central, untada com azeite, com ovos cozidos, tomate fatiado, sardinhas e palmito.
- Disponha metade do cuscuz e espalhe para ficar uniforme. Decore a lateral da forma da mesma maneira que decorou o fundo.
- Coloque o restante do cuscuz e alise bem para ficar nivelado. Leve para geladeira por 2 horas, retire e desenforme numa travessa.
- Sirva em seguida essa deliciosa iguaria que atende pelo nome de cuscuz paulista!
COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?
Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis e nutritivas.
Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis e fornecem mais saciedade.
Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.
Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.
Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis e têm gorduras boas para o corpo.
Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.
Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.
Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.
Você pode gostar dessas receitas também:
- Minha MÃE pediu para passar essa receita para VOCÊS, ela faz todo no NATAL e faz um sucesso danado
- Sazon caseiro, para quem prefere temperos naturais
- Receita com batata que deixa todo mundo de queixo caído de tão gostosa
- Quando fizer feijão assim, você não vai querer mais saber de outro
- Salada russa de 3 minutos! Aprendi a fazer e nunca mais larguei!!
- Quando tiver 3 batatas faça esta deliciosa receita! todos os vizinhos vão pedir a receita!!
- Nunca tinha comido uma REPOLHO TÃO DELICIOSO! Me apaixonei
- Veja como essa farofa de cebola crocante fica incrível e saborosa
- Agora só como cenouras assim. É fácil e muito saboroso
- Se você gosta de chuchu, mas quer variar as receitas, com essas dicas não vão faltar ideias para o almoço ou jantar