O que você acha de aprender a preparar uma costelinha suína divina, assada no forno? O resultado é uma carne muito bem temperada, saborosíssima, douradinha e tão macia que desmancha na boca, ótima sugestão para servir numa ocasião especial! Ficou com água na boca? Então confira a receita do Canal Adilson Figueira e faça a deliciosa costelinha suína, que vai agradar a todos!
Como fazer costelinha suína
Para a costelinha suína, começaremos removendo a membrana dura da carne, com a ponta de uma faca. Vamos acrescentar suco de laranja e de limão e aguardar 10 minutos. Depois, passaremos a costelinha para uma assadeira, vamos esfregar o alho com pimenta-de-cheiro na carne toda e colocar um mix de temperos secos, que faremos misturando-os. Juntaremos a cebola, intercalando na carne e mais pimenta-de-cheiro em pedaços, se gostar. Vamos adicionar a água, cobrir com papel-alumínio e levar ao forno para assar por duas horas. Vamos tirar o papel- alumínio, passar molho barbecue por cima, se gostar e voltar ao forno por mais 1 hora. Sirva e aproveite sua magnífica costelinha suína!
Que tal aprender a preparar uma receita deliciosa e impressionar todo mundo? Eu vou te mostrar todos os ingredientes e o passo a passo para que você possa incluir essa delícia no seu cardápio. Tenho certeza de que você vai amar e que não sobrará nada na mesa. Siga as instruções abaixo e, depois, nos conte como ficou e suas dicas de personalização. Obrigada por visitar nosso site e boa sorte na cozinha!
Ingredientes da receita de costelinha suína
- 2 kg de costela de porco (pedaços inteiros, sem picar)
- 200 ml de água
- suco de 2 limões
- suco de 1 laranja
- 4 dentes de alho bem grandes amassados com pimenta-de-cheiro a gosto
- 1 colher (café) de sal
- 2 colher (café) de pimenta-do-reino
- 2 colheres (café) de colorau
- 2 colher (café) de tempero lemon pepper
- 1 cebola média picada grosseiramente
- molho barbecue a gosto (opcional)
Modo de preparo
- Primeiramente, com a pontinha de uma faca, retire a membrana dura que tem perto do osso da costelinha suína, depois lave a carne com água corrente.
- Coloque a costelinha em um recipiente grande e adicione o suco de laranja e dos limões, passando na carne de todos os lados. Se não tiver limão, pode usar vinagre. Deixe reservada por 10 minutos.
- Transfira a costelinha para uma assadeira retangular grande com a parte do osso virada para baixo. Reserve.
- Pegue uma vasilha, coloque e misture todos os temperos secos: pimenta-do-reino, colorau, sal e lemon pepper. Deixe reservado.
- Passe todo o alho amassado com a pimenta-de-cheiro na carne, espalhando bem.
- Acrescente a mistura de temperos secos reservada e espalhe na costelinha, com uma colherzinha, em todos os lados. Se desejar, junte mais alguns pedaços de pimenta-de-cheiro, distribuindo na carne.
- Junte a cebola picada grosseiramente, dispondo nos cantos e entre os pedaços da carne.
- Coloque os 200ml de água derramando-a nos cantos da assadeira para não tirar os temperos da costelinha.
- Cubra com 2 camadas de papel-alumínio (parte brilhante voltada para o alimento)
- Leve para assar no forno pré-aquecido a 180°C (máximo 200°C) por 2 horas.
- Após esse tempo, retire a assadeira do forno, remova o papel-alumínio, e se gostar, adicione por cima da costelinha, molho barbecue (opcional). Seja qual for a sua escolha, volte ao forno por mais 1 hora, para a costelinha chegar ao ponto da maciez e dourar.
- Retire do forno, aguarde esfriar um pouco, sirva e se delicie com sua maravilhosa costelinha suína!
COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?
Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis e nutritivas.
Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis e fornecem mais saciedade.
Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.
Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.
Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis e têm gorduras boas para o corpo.
Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.
Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.
Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.
Você pode gostar dessas receitas também:
- Pernil Glacê essa receita é a mais esperada da noite de Natal nas festas da minha família.
- Frango crocante 1000 maravilhas, desse jeitinho você vai amar
- Espetinho de frango maravilhoso
- Coxinha da Asa ao molho, tradicional do churrasco americano
- Receita de Coxinha e Molho Especial, pra curtir o domingo a noite, não tem pra ninguém
- Tirinhas de frango maravilhosas, eu faço toda sexta a noite para a família
- Uma forma diferente de preparar carne: um segredo e a carne vai derreter na boca como manteiga!
- Um chef coreano me ensinou esse truque da carne de porco, fica delicioso
- Costelinha de porco na airfryer: muito saudável e o melhor de tudo, prática e sem sujar muita louça
- Carne à Grega simples e maravilhosa para fazer