Pular para o conteúdo
Publicidade Publicidade
Início » Lanches e Petiscos » Chipa caseira de queijo uma receita fácil e deliciosa para fazer e comer ou também congelar

Chipa caseira de queijo uma receita fácil e deliciosa para fazer e comer ou também congelar

A chipa é uma receita de origem paraguaia, também muito comum no estado do Mato Grosso do Sul, que faz fronteira com esse país. A chipa é perfeita para ser servida no café ou no lanche com toda a família reunida. Não perca tempo, aprenda e faça hoje mesmo essa incrível receita para toda a família!

Publicidade

Quer aprender a preparar uma receita deliciosa? Vem comigo que eu te mostro o passo a passo e todos os ingredientes necessários. Tenho certeza de que você vai adorar e incluir essa delícia no seu cardápio. Siga as instruções abaixo e sucesso garantido! Ah, e não esqueça de compartilhar suas adaptações nos comentários.

Publicidade

Como fazer chipa

Para fazer essa incrível receita, precisaremos dos seguintes ingredientes: queijo meia-cura, polvilho doce, fermento químico, sal, leite, ovos, manteiga e linguiça calabresa. Vamos começar misturando todos os ingredientes em um bowl, exceto o leite e a calabresa. Depois de misturar bem, entramos com o leite e a calabresa e continuamos mexendo. A princípio, a textura será de farofa e vai parecer que precisa de mais líquido, mas não se preocupe, é só continuar amassando que chegará ao ponto. Com massa no ponto, agora é só modelar, colocar em uma assadeira e levar ao forno. 

Ingredientes da receita de chipa

  • 500g de queijo meia-cura ralada
  • 500g de polvilho doce
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó
  • ½ colher de sopa de sal
  • ½ xícara de chá de leite
  • 2 ovos 
  • 100g de manteiga em ponto de pomada
  • 1 gomo de linguiça calabresa ralada 

Modo de preparo

  1. Em um bowl, adicione o polvilho doce, o fermento, o sal, os ovos, a manteiga e o queijo e misture bem. 
  2. Acrescente a calabresa e o leite e torne a mexer, mas agora com as mãos. 
  3. Depois de incorporar bem todos os ingredientes, transfira para um bancada. 
  4. Continue a amassar bem com as mãos. No começo, a textura será de uma farofa e parecerá que precisa de mais líquido. Não se preocupe, apenas continue trabalhando a massa com as mãos. 
  5. Depois de alguns minutos amassando bem a massa, ela ganhará uma textura mais firme e flexível. 
  6. Nesse ponto, faça alguns rolinhos ou cobrinhas com a massa, como se estivesse fazendo um nhoque, e corte em pedaços de aproximadamente 10cm. 
  7. Torça cada pedaço deixando em formato de ferradura. 
  8. Acomode as chipas em uma assadeira. Não precisa untar. 
  9. Asse em forno preaquecido, a 180°C, por 20 minutos ou até começar a dourar. 
  10. Suas chipas estão prontas! Bom apetite! 

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também: