Pular para o conteúdo
Publicidade Publicidade
Início » Sem categoria » Bolinho de estudante que você precisar conhecer fica uma delícia e não dá trabalho de fazer

Bolinho de estudante que você precisar conhecer fica uma delícia e não dá trabalho de fazer

Se você não conhece ou nunca provou o bolinho de estudante, tradicional da culinária baiana, não sabe o que está perdendo! Com um preparo simples e ligeiro, ele fica macio por dentro, crocante por fora e é uma ótima e econômica opção para o seu lanche! Não perca tempo, confira a receita do Canal Nandu Andrade e faça o irresistível bolinho de estudante, que todos vão amar!

Publicidade

Como fazer bolinho de estudante

Para a receita de bolinho de estudante, com um preparo fácil e ligeiro, iniciaremos hidratando a tapioca granulada. Para isso, colocaremos numa vasilha: a tapioca granulada, o açúcar, o coco fresco ralado e uma pitada de sal, mexendo bem. Juntaremos o leite de coco caseiro de vidrinho, voltaremos a mexer, usaremos plástico-filme para cobrir e reservaremos por uns 30-40 minutos. Iremos misturar o açúcar com a canela num recipiente (opcional) e reservaremos. Deixaremos tudo disposto na bancada e para modelar e empanar os bolinhos, seguiremos o passo a passo, que também seguiremos para finalizar a receita. Sirva e deguste seu divino bolinho de estudante!

Publicidade

Preparar uma receita saborosa nunca foi tão fácil! Vou te mostrar todos os ingredientes e o passo a passo para que você possa incluir essa delícia no seu cardápio. Tenho certeza de que todo mundo vai amar, não sobrará nada na mesa. Siga as instruções abaixo e não tem como errar. Depois, nos conte o que achou e suas dicas de personalização.

Ingredientes da receita de bolinho de estudante

  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 1 e ½ xícara (chá) de leite de coco caseiro ou de vidrinho (300ml)
  • ½ xícara (chá) de farinha de tapioca para empanar (opcional)
  • 1 xícara (chá) de tapioca granulada (não é aquela usada para frigideira)
  • 1 pitada de sal
  • ½ xícara (chá) de açúcar refinado misturado com 1 colher (chá) de canela em pó para polvilhar (opcional)
  • óleo o quanto baste (para fritar)
  • um pouco de manteiga ou margarina (para untar as mãos)
  • ½ xícara (chá) de coco fresco ralado ou coco seco ralado

Modo de preparo

  1. Comece hidratando a tapioca, adicionando numa tigela: a tapioca granulada, o açúcar, o coco fresco ralado e uma pitada de sal, depois misture bem.
  2. Acrescente o leite de coco caseiro ou industrializado, torne a misturar, cubra com plástico-filme e deixe reservado por uns 30-40 minutos, em temperatura ambiente.
  3. Enquanto isso, numa vasilha, misture o açúcar com a canela, que servirá para polvilhar (opcional) e reserve.
  4.  Numa bancada, tenha disponíveis: a farinha de tapioca (opcional) numa tigela (para empanar), a massinha de tapioca granulada hidratada, um pouco de manteiga para untar as mãos, a mistura de açúcar com canela para polvilhar (opcional) e uma assadeira retangular grande (para dispor os bolinhos).
  5. Para modelar os bolinhos, unte as mãos com um pouco de manteiga ou margarina, retire uma porção da massinha com uma colher (sopa), e aperte nas mãos, deixando no formato que desejar. Em seguida, empane na farinha de tapioca (opcional) e acomode na assadeira.
  6. Repita o processo para modelar todos os bolinhos.
  7. Aqueça uma frigideira com óleo, jogue um palito de dentes, se formar bolhinhas em volta dele, o óleo está na temperatura correta, então frite no máximo 3 bolinhos por vez, para o óleo não esfriar e encharcar os bolinhos.
  8. Vire para dourar por igual, retire, escorra em papel-toalha e, se gostar, empane na misturinha de açúcar com canela.
  9. Sirva e desfrute do seu saboroso bolinho de estudante!

Dica adicional: para fazer o leite de coco caseiro, corte um coco seco em pedaços, ponha no liquidificador com água quente (não fervendo) e bata bem, por uns 3 minutos, depois passe numa peneira fina ou num guardanapo limpo, para extrair o leite do coco e está pronto! As proporções são: para cada 1 xícara (chá) de coco, 2 xícaras (chá) de água quente.

Rendimento: cerca de 11 unidades.

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *