Você conhece o biscoito de polvilho frito? Se não, precisa fazer essa receita típica de Minas Gerais que conquista o paladar de todos que provam. São biscoitos crocantes, leves e deliciosos, perfeitos para acompanhar um café quentinho! Confira a receita do Canal Adilson Figueira, faça hoje mesmo e se delicie com essa maravilha de biscoito de polvilho frito!
Como fazer biscoito de polvilho frito
Para o biscoito de polvilho frito, precisaremos de: água, óleo, leite, polvilho azedo ou doce, queijo minas ou parmesão ralado, sal e ovo. Inicialmente vamos “escaldar” o polvilho misturado ao sal. Depois vamos acrescentar os outros ingredientes, seguindo a ordem correta do passo a passo, e ir amassando super bem, até formar uma massa lisinha, uniforme e que não fique ‘pegando’ nas mãos. Em seguida, iremos moldar bolinhas ou bastõezinhos torcidos, e fritar em óleo não esteja muito quente. É importante seguir todas as dicas para obter sucesso no resultado, e para não acontecer do biscoito estourar. Desta forma, você irá servir e saborear um sensacional biscoito de polvilho frito!
Preparar uma receita saborosa nunca foi tão fácil! Vou te mostrar todos os ingredientes e o passo a passo para que você possa incluir essa delícia no seu cardápio. Tenho certeza de que todo mundo vai amar, não sobrará nada na mesa. Siga as instruções abaixo e não tem como errar. Depois, nos conte o que achou e suas dicas de personalização.
Ingredientes da receita de biscoito de polvilho frito
- 100 ml de óleo
- 100 ml de leite integral
- 1 ovo inteiro
- óleo para fritar (o quanto baste)
- 1 colher (café) de sal
- ½ xícara (chá) de queijo minas ralado ou queijo parmesão
- 2 xícaras (chá) de polvilho azedo ou doce + ½ xícara para dar o ponto na massa
- 200 ml de água filtrada
Modo de preparo
- Em uma panela, misture a água, o óleo e o leite e leve ao fogo médio até levantar fervura.
- Numa bacia grande, adicione o polvilho e o sal e mexa bem. Para escaldar o polvilho, jogue por cima a mistura fervente de água + óleo + leite.
- Mexa bem com uma colher de pau até agregar tudo. Deixe amornar um pouco e depois utilize as mãos para sovar bem.
- Adicione o queijo ralado e continue sovando por mais um minuto. Coloque o ovo e sove mais um pouco. Nessa hora, a massa ainda não estará no ponto certo e ficará grudenta.
- Vá colocando, aos poucos, a ½ xícara (chá) de polvilho que sobrou e sove mais até conseguir uma massa lisinha, uniforme e que não grude mais nas mãos.
- O ponto ideal é uma massa bem firme e não se preocupe se precisar de mais polvilho, o importante é chegar no ponto que não fique ‘pegando’ nas mãos.
- Pegue um pedaço de massa e faça o biscoito em formato de bolinha ou bastãozinho torcido (isso vai ajudar na hora de fritar).
- Vá fazendo isso com o resto da massa, mas faça 5 unidades de cada vez, frite e, para a massa não ressecar, mantenha a massa coberta com plástico.
- Numa panela, adicione óleo em uma quantidade que cubra os biscoitos por completo, isso vai evitar que o biscoito estoure na hora de fritar.
- Dica: Depois de esquentar o óleo por 3-4 minutos, adicione uma bolinha de massa, se ela ficar no fundo, e umas bolinhas começarem a subir, esse é o ponto certo para fritar. Mas, se adicionar a bolinha e subir rápido demais, não frite, pois significa que o óleo está quente demais. Aguarde esfriar um pouco.
- Em fogo médio, coloque 5 unidades por vez para fritar. Quando começar a subir, aumente o fogo e vire para fritar por igual, até dourarem.
- Mas cuidado para não deixar o óleo esquentar demais, se isso acontecer, torne a abaixar o fogo.
- Apague o fogo, tire os biscoitos e elimine o excesso de óleo com papel-toalha. Para fritar mais biscoitos, espere o óleo esfriar e repita o procedimento explicado acima.
- Agora você já pode servir e degustar seu saboroso biscoito de polvilho frito!
COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?
Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis e nutritivas.
Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis e fornecem mais saciedade.
Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.
Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.
Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis e têm gorduras boas para o corpo.
Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.
Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.
Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.
Você pode gostar dessas receitas também:
- Biscoito da Paciência, fica crocante e BEM sequinho
- Biscoito Pula-Pula, faço bem rapidinho e é ideal para o lanche
- Bolachinhas de leite da tia Cris, ela faz todo fim de semana para as crianças
- Se você tem 1 ovo e iogurte, faça esses biscoitos em 5 minutos.
- Fizeram esses biscoitos pro casamento da minha tia e foi um sucesso total
- Agora eu vi mesmo! é tão gostoso que eu faço quase todo dia
- Biscoito pipoca você nem imagina do que é feito, me surpreendi
- Biscoitos Pata de elefante: Crocantes por fora e macios por dentro
- Biscoito de polvilho mineiro na roça é chamado de chapéu de velho
- Bolacha caseira açucarada dá para fazer um monte e guardar para a semana toda