Pular para o conteúdo
Publicidade Publicidade
Início » Dicas » Aprenda a cultivar abacates em vasos e diga adeus à compra-los

Aprenda a cultivar abacates em vasos e diga adeus à compra-los

O abacate é uma das frutas mais nutritivas e deliciosas, repleta de vitaminas essenciais, como A, C e do grupo B, além de nutrientes como ácido fólico e potássio. Seus inúmeros benefícios incluem redução do colesterol e dos triglicerídeos, melhora da visão e otimização das funções do coração e do sistema digestivo. Embora existam inúmeras razões para consumir mais abacates, o preço elevado pode ser um impedimento.

Publicidade

Os abacates geralmente são importados de países distantes, o que não apenas afeta negativamente o meio ambiente durante o transporte, mas também reflete no custo final. É por isso que estamos aqui para orientá-lo sobre como plantar abacates em vasos em casa. Pode não ser a tarefa mais simples, mas os resultados serão realmente excelentes.

Publicidade

Onde posso plantar abacate?
Em primeiro lugar, escolha um local em seu terraço ou jardim que receba bastante luz solar – os abacates se desenvolvem bem com a luz solar, que é crucial para seu crescimento. Se você não tiver espaço ao ar livre, escolha um local próximo a uma janela para cultivar abacates em casa. Evite climas frios ou locais com temperaturas extremamente baixas que possam prejudicar o abacateiro. Com relação ao solo, certifique-se de que ele seja rico em nutrientes e tenha um pH levemente ácido.

Como plantar abacate em um vaso?
Preparação da semente: Obtenha uma semente de abacate, lave-a bem e insira três palitos de dente ao redor dela para criar um suporte que possa suspendê-la sobre um vaso cheio de água. Essa etapa permite que as raízes do abacate se desenvolvam e se fortaleçam para suportar o peso da planta.
Colocação sob a luz do sol: Coloque o vaso em uma área bem ventilada e exposta ao sol. Quando o caule da planta atingir cerca de 15 centímetros, corte-o, deixando cerca de 7 centímetros. Isso fortalece o caule, promove o crescimento da raiz e estimula a formação de novas folhas.
Transplante: Quando as primeiras folhas aparecerem, transplante a planta para um vaso. Remova os palitos de dente e plante a semente no solo. Apare as folhas quando o caule ultrapassar 15 centímetros e corte as folhas que ultrapassarem 30 centímetros.
Técnica para o abacateiro dar frutos
A árvore começará a crescer, e a próxima etapa é esperar que ela dê frutos (o que leva cerca de 5 ou 6 meses). Entretanto, os abacateiros não frutificam facilmente e podem levar vários anos. Uma técnica útil para acelerar esse processo é o enxerto – faça um corte lateral para estimular o crescimento de mais hastes.

Lembre-se de regar o abacateiro regularmente para obter um crescimento ideal. Com essas etapas, você poderá desfrutar de um suprimento constante de abacates cultivados em casa, dando adeus aos abacates comprados em lojas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *