Pular para o conteúdo
Publicidade Publicidade
Início » Outras » Cuca gaúcha original recheada com doce de leite é uma delícia da primeira à última mordida

Cuca gaúcha original recheada com doce de leite é uma delícia da primeira à última mordida

A cuca gaúcha é sem dúvida alguma a legítima cuca alemã, e muito apreciada, principalmente na região sul do Brasil. A união de uma massa extremamente macia, a doçura do recheio e a crocância da farofa define a cuca gaúcha como uma maravilha dos deuses. Só faz, simples assim!

Publicidade

Quer aprender a preparar uma receita deliciosa? Vem comigo que eu te mostro o passo a passo e todos os ingredientes necessários. Tenho certeza de que você vai adorar e incluir essa delícia no seu cardápio. Siga as instruções abaixo e sucesso garantido! Ah, e não esqueça de compartilhar suas adaptações nos comentários.

Publicidade

Como fazer cuca gaúcha

Para fazer cuca gaúcha vamos precisar de farinha de trigo, açúcar, leite em pó, manteiga ou margarina, leite, fermento biológico seco, ovos, essência de baunilha e sal. Iremos misturar os ingredientes da massa da cuca gaúcha, exceto a farinha de trigo, que será adicionada aos poucos, até obtermos uma massa pesada que demore para cair da colher. Vamos cobrir com um pano e deixar crescer por cerca de 30-50 minutos. Nesse meio tempo vamos fazer a farofa da cuca gaúcha misturando os ingredientes. Na sequência, iremos dispor o recheio sobre a massa, cobrir com a farofa, e assar a cuca gaúcha por cerca de 35 minutos. Retirar do forno, e saborear cada fatia dessa espetacular cuca gaúcha!

Ingredientes da receita de cuca gaúcha 

Da cuca

  • 450 gramas de farinha de trigo aproximadamente
  • 5 colheres(sopa) de açúcar
  • 2 colheres(sopa) de leite em pó
  • 1 colher(sopa) bem cheia de manteiga ou margarina 
  • 1 copo(requeijão) de leite
  • 1 envelope de fermento biológico seco 
  • 2 ovos 
  • 1 colher(chá) de essência de baunilha
  • 1 pitada de sal 

Para a farofa 

  • ½ copo(requeijão) de açúcar
  • ½ copo(requeijão) de farinha de trigo 
  • 2 colheres(sopa) de margarina 

Para o recheio 

  • Doce de leite q.b.
  • Outras opções: goiabada ou chocolate em pedaços ou frutas secas

Modo de preparo

Da cuca 

  1. Numa tigela coloque o leite, o açúcar, misture bem para diluir totalmente. Adicione o fermento biológico misture um pouco mais. 
  2. Acrescente os ovos, a manteiga ou margarina, o leite em pó, o sal e a essência de baunilha. Misture tudo muito bem com um fouet para homogeneizar. 
  3. Caso você não tenha leite em pó, substitua por + 1 colher(sopa) de manteiga ou margarina. Quanto à essência, pode ser a de sua preferência, ou raspas de limão ou laranja.
  4. Coloque a farinha aos poucos, misturando muito bem com uma colher de pau, até chegar ao ponto ideal da massa. 
  5. O ponto correto é de uma massa pesada, homogênea e que demore bastante para cair da colher.
  6. Despeje essa mistura numa forma retangular (30 cm x 24 cm) untada com óleo. 
  7. Cubra com um pano e deixe crescer num lugar aquecido, no forno desligado, por exemplo. Aproximadamente 30-50 minutos.

Da farofa 

  1. Numa tigela coloque a margarina, o açúcar e a farinha de trigo. Misture tudo muito bem com as mãos até obter uma farofa úmida.

Montagem

  1. Disponha colheradas de recheio de doce de leite dentro da massa a gosto. 
  2. Cubra com a farofa e espalhe bem para ficar uniforme. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus, por cerca de 35 minutos.
  3. Aumente a temperatura nos últimos 5 minutos para que a superfície fique dourada.
  4. Retire do forno, deixe amornar e saboreie essa espetacular cuca gaúcha!

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também: