Pular para o conteúdo
Publicidade Publicidade
Início » Sem categoria » Massa de salgado frito que dá para fazer coxinha, risoles ou bolinhas de queijo

Massa de salgado frito que dá para fazer coxinha, risoles ou bolinhas de queijo

Com esta receita formidável, você aprenderá a preparar, com facilidade e sem complicação, uma sensacional massa de salgado frito, que vai querer fazer sempre, pois é maravilhosa e não tem erro, ficando bem cremosa por dentro e crocante por fora! Não espere mais, confira a receita do Canal Cozinhando Com Pieretti, faça a deliciosa massa de salgado frito e prepare-se para os elogios!

Publicidade

Como fazer massa de salgado frito

Para a massa de salgado frito, faremos uma saborosa massa, com um preparo simples, seguindo corretamente o passo a passo, para um ótimo resultado, utilizando: manteiga ou margarina, caldo de galinha esfarelado, leite, água, colorau, sal e farinha de trigo. A massa estando pronta, reservaremos num saco plástico culinário para não ressecar e providenciaremos o recheio na bancada, conforme o tipo de salgado que formos fazer, lembrando que com esta massa, poderemos fazer coxinhas, risoles e bolinhas de queijo. Vamos modelar os salgados, rechear, empanar e fritar, também conforme o passo a passo. Sirva e aprecie seus salgados, feitos com a divina massa de salgado frito!

Publicidade

Quer surpreender seus convidados com uma receita deliciosa? Vou te mostrar como preparar essa delícia de maneira fácil e rápida. Basta seguir as instruções abaixo e todos vão adorar! Não sobrará nada na mesa, pode apostar. E se quiser dar o seu toque pessoal, compartilhe suas adaptações nos comentários.

Ingredientes da receita de massa de salgado frito

Para a massa

  • 2 colheres (sopa) bem cheias de manteiga ou margarina
  • 1 tablete de caldo de galinha esfarelado
  • 400ml de leite integral
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 colher (café) de colorau
  • 1 colher (café) de sal
  • 600g de farinha de trigo (peneirada)

Para o recheio 

  • frango cozido, desfiado e temperado o quanto baste
  • catupiry de bisnaga (a gosto)
  • queijo muçarela em fatias finas (a gosto)
  • queijo muçarela em cubos a gosto (para a bolinha de queijo)
  • presunto picado bem fininho (a gosto)
  • orégano (a gosto)
  • tomate picado sem semente (a gosto)

Para empanar/fritar

  • óleo quanto baste (para fritar)
  • leite (o quanto baste)
  • farinha de rosca ou pão torrado e moído (o quanto baste)

Obs.: A medida da xícara é de 200ml.

Modo de preparo

Da massa

  1. Numa panela, adicione o leite, a água, o sal, o colorau, o caldo de galinha esfarelado e a manteiga ou margarina.
  2. Leve ao fogo alto e vá misturando até levantar fervura.
  3. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e junte, de uma só vez, a farinha de trigo.
  4. Vá mexendo a massa vigorosamente com uma colher de pau por 10 minutos, sempre em fogo baixo, pressionando a massa na panela, para a farinha ficar bem cozida e não formar grumos, até formar uma massa lisa, consistente e que não grude mais na panela
  5. Despeje a massa numa bancada limpa (sem enfarinhar) e, com ela ainda quente, vá sovando muito bem a massa, a princípio com o auxílio de uma espátula, e depois com as mãos. Ela ficará com uma consistência macia e cremosa.
  6. Passe a massa para um saco plástico culinário ou outro limpo e reserve, para não ressecar.

Da montagem/recheio/finalização

  1. Com todos os recheios prontos na bancada, você pode fazer coxinhas, risoles ou bolinhas de queijo.
  2. Para fazer a coxinha, retire uma porção da massa e abra na mão, formando uma conchinha.
  3. Adicione o recheio de frango e ponha também o catupiry, fechando como se fosse uma bolinha.
  4. Em seguida, faça o biquinho, característico da coxinha. Faça do tamanho que desejar, convencional, ou menor, para festa.
  5. Para fazer risoles, tire uma porção da massa, coloque na bancada e abra com um rolo, bem devagar, de dentro para fora.
  6. Corte com o auxílio de uma tampa de panela pequena, ou com a boca de outro recipiente, fazendo um círculo.
  7. Da metade da massa para baixo, espalhe catupiry, presunto picado, tomate picadinho, muçarela e orégano.
  8. Dobre a massa, para fechar, formando uma meia-lua. Depois, usando uma carretilha de cortar pizza, modele o salgado, tirando o excesso de massa, vedando bem.
  9. Para a bolinha de queijo, pegue uma porção de massa e abra na mão, formando uma conchinha e adicione o cubo de muçarela, formando a bolinha.
  10. Molde e recheio todos seus salgados, como desejar.
  11. Para empanar, tenha à mão, uma vasilha com leite e outra vasilha com farinha de rosca.
  12. Passe o salgado no leite e em seguida na farinha de rosca. Faça isso com todos os salgados e reserve para fritar.
  13. Para fritar, numa panela com uma boa quantidade de óleo bem quente, adicione alguns salgados, deixando fritar de um lado e depois do outro, até dourar. Não coloque muitos salgados ao mesmo tempo, senão o óleo vai esfriar e eles ficarão encharcados.
  14. Retire e escorra o excesso em papel-toalha.
  15. Sirva e delicie-se com seus salgados, feitos com a incrível massa de salgado frito!

Obs.: Após empanar seus salgados, você pode passar para sacos culinários, fechar e congelar por até 3 meses.

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *