Pular para o conteúdo
Publicidade Publicidade
Início » Sem categoria » Aprenda a fazer aquela coxinha de lanchonete perfeita e deliciosa

Aprenda a fazer aquela coxinha de lanchonete perfeita e deliciosa

Se você deseja aprender a preparar uma saborosa coxinha de lanchonete, sem erro e de dar água na boca, acaba de encontrar a receita certa! Essa massa profissional, que fica sequinha e crocante, recebe um farto recheio de frango, com ou sem catupiry, podendo ser para a venda ou consumo! Confira a receita do Canal Cozinha sem Mistério, faça a incrível coxinha de lanchonete e arrase!

Publicidade

Como fazer coxinha de lanchonete

Para a receita de coxinha de lanchonete, começaremos fazendo o recheio de frango, seguindo direitinho o passo a passo. Usaremos: molho pronto de tomate, salsinha, um fio de óleo, alho, catupiry de bisnaga (opcional), sal, cebola, colorau, pimenta-do-reino e frango cozido e desfiado. Enquanto o recheio esfria, prepararemos também, seguindo corretamente o passo a passo, a massa, com:sal, margarina, farinha de trigo, água, caldo de galinha, e leite. Para obtermos um ótimo resultado, finalizaremos a receita conforme as orientações. Depois é só servir e degustar sua irresistível coxinha de lanchonete!

Publicidade

Veja como é fácil preparar, vou te mostrar o passo a passo e todos os ingredientes para preparar essa saborosa receita. Garanto que você vai colocar essa entre as suas favoritas, não tem como errar, basta seguir o modo de preparo abaixo que vai dar tudo certo. Não vai sobrar nada depois que verem ela na mesa, é amor à primeira mordida. Se quiser dar o seu toque vai ficar mais saborosa ainda, nós conte nos comentários o que fez para que todo mundo teste também. Obrigada por visitar nosso site.

Ingredientes da receita de coxinha de lanchonete

Para o recheio

  • 150g de molho pronto de tomate 
  • salsinha picada (a gosto) 
  • um fio de óleo 
  • 3 dentes de alho picadinhos
  • catupiry de bisnaga a gosto (opcional)
  • ½ colher (sopa) rasa de sal 
  • 1 cebola picadinha 
  • colorau (a gosto) 
  • pimenta-do-reino (a gosto) 
  • 500g de filé de frango cozido em água e sal e desfiado

Para a massa

  • ½ colher (sopa) rasa de sal
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento 
  • 3 xícaras (chá) de água (240ml)
  • 2 cubos de caldo de galinha 
  • 1 xícara (chá) de leite integral
  • farinha de rosca o quanto baste (para empanar)
  • 1 ovo batido com 50ml de leite (para empanar)
  • óleo o quanto baste (para a fritura)

Obs.: A medida da xícara é de 240ml.

Modo de preparo

Do recheio

  1. Leve uma panela ao fogo com um fio de óleo e o alho, mexendo com uma espátula para dourar.
  2. Agregue a cebola e refogue apenas até murchar. Tempere com colorau, pimenta-do-reino, molho de tomate e salsinha, misturando tudo.
  3. Inclua o sal, torne a misturar e entre com o frango cozido e desfiado.
  4. Misture, abaixe o fogo e cozinhe por 2 minutos, mexendo para não grudar no fundo da panela. Não acrescente água.
  5. Desligue o fogo e reserve para esfriar.

Da massa

  1. Leve ao fogo uma panela espaçosa e acrescente a margarina, os cubos de caldo de galinha, mexa e deixe dissolver.
  2. Junte o leite, a água e o sal. Misture tudo e deixe levantar fervura.
  3. Despeje toda a farinha de trigo de uma só vez na panela e mexa sem parar com uma colher de pau, até a massa ficar bem cozida e soltar do fundo da panela. Vá apertando com a colher, para ir dissolvendo os pontinhos de farinha, garantindo um cozimento uniforme da massa.
  4. Desligue o fogo e transfira a massa para uma bancada, sovando com a ajuda de um rolo, pois estará super quente.
  5. Após a massa dar uma esfriada, continue sovando com as mãos, esticando-a, como se fosse rasgar e trazendo de volta.
  6. A massa estando homogênea e lisinha, divida em duas partes.
  7. Faça um rolinho com cada parte e corte cada um deles em pedaços. Se tiver uma balança culinária, pese deixando cada porção com 100g, ou meça 4 dedos e corte os pedaços.
  8. Modele bolinhas nas mãos com esses pedaços da massa, depois abra na mão mesmo, usando dois dedos para formar um “copinho”.   
  9. Acrescente 1 colher (sopa) de recheio, aperte bem e depois mais 1 colher de recheio, tornando a apertar.
  10. Vá fechando esse “copinho” na mão, deixando no formato característico da coxinha, fazendo o acabamento com a mão.
  11. Repita este processo até modelar todas as coxinhas.
  12. Para montar a coxinha com catupiry, siga todos os passos, mas na hora de adicionar o recheio, coloque colheres (sopa) rasas de recheio de frango, e entre elas, acrescente o catupiry com a bisnaga.
  13.  Para empanar, tenha à disposição na bancada, o ovo batido com o leite e em outra vasilha a farinha de rosca.
  14. Passe a coxinha na mistura de ovo, escorra o excesso e em seguida, passe na farinha de rosca, ajeitando com as mãos para tirar novamente o excesso. Faça isso com todas elas, vá adicionando num recipiente e depois leve ao congelador por 30 minutos.
  15. Passado esse tempo, aqueça o óleo em uma panela, deixando-o bem quente e frite as coxinhas, deixando dourar de um lado e depois do outro. Não ponha mais que 3 coxinhas por vez para fritar, senão o óleo vai esfriar e seu salgado vai encharcar.
  16. Retire, escorra em papel-toalha, sirva e delicie-se com sua apetitosa coxinha de lanchonete! Bom apetite!

Rendimento: 15 unidades.

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *