Pular para o conteúdo
Publicidade Publicidade
Início » Sem categoria » Aprenda a aproveitar os benefícios da babosa para sua saúde

Aprenda a aproveitar os benefícios da babosa para sua saúde

A babosa é uma planta originária do Oriente Médio, mas seu uso é tão antigo na história da humanidade que essa planta se tornou comum e universal. Com uma série de aplicações e benefícios para todo o corpo, essa planta medicinal riquíssima pode ser aplicada das mais diversas maneiras e para os mais diversos fins. O Canal Cozinhando com Fernando Couto ensina uma série de aplicações que essa planta extremamente versátil pode ter. Confira!

Publicidade

Como usar os benefícios da babosa para sua saúde

Para te ensinar a aproveitar os benefícios da babosa para sua saúde é necessário saber qual parte da planta aproveitar. Prefira pegar folhas grandes e suculentas, tanto para aproveitar ao máximo o gel da babosa como para permitir um crescimento mais saudável para a planta. Além disso, logo após cortar a folha, deixe ela de pé por 30 minutos para escorrer uma substância que pode provocar urticárias, a aloína. Assim, você poderá aproveitar ao máximo os benefícios da babosa.

Publicidade

Quer surpreender seus convidados com uma receita deliciosa? Vou te mostrar como preparar essa delícia de maneira fácil e rápida. Basta seguir as instruções abaixo e todos vão adorar! Não sobrará nada na mesa, pode apostar. E se quiser dar o seu toque pessoal, compartilhe suas adaptações nos comentários.

Quais são os benefícios da babosa

Na pele

Os benefícios da babosa são muitos, sendo possível ser aplicada de várias formas. Um dos usos mais comuns é o uso tópico, ou seja, a aplicação diretamente sobre uma área afetada. Sobre a pele, o gel da babosa promove a cicatrização, acelerando a cura de arranhões, acnes, feridas e picadas de inseto. Além disso, ela pode recuperar a pele após queimaduras superficiais de sol, a famosa vermelhidão depois de tomar muito sol. Para todos os efeitos, a babosa promove um relaxamento da pele, sendo um hidratante e antirrugas natural, podendo também aliviar a irritação da pele após depilações.

No cabelo

Se você optar por fazer aplicação da babosa no cabelo, ela também trará vários benefícios. Além de dar brilho e maciez para os fios, ela também protege os fios e o couro cabeludo contra os raios ultravioleta. Ao fazer aplicações regulares, o ato de massagear o couro cabeludo durante a aplicação tem efeito antiestresse. Por fim, as substâncias da babosa ajudam no combate à caspa, à seborreia e à queda de cabelo.

Na dieta

Uma aplicação mais incomum, o uso da babosa na dieta pode trazer diversos benefícios para quem a consome. Especialmente no preparo de sucos, bebidas detox ou similares, a babosa pode ser incorporada à dieta em proporções adequadas que trazer vários benefícios. Junto de uma dieta saudável e de exercícios físicos regulares, o consumo da babosa pode ajudar a emagrecer e a diminuir celulites. Além disso, ela ativa as funções renais e evita pedras nos rins. Por fim, seu uso em sucos tem potencial para combater doenças do trato respiratório.

No corpo

Ainda é possível usar a babosa na forma de compressas que ajudam a reduzir dores musculares, dores nos ossos e dores com outras origens, como enxaquecas, artrites e reumatismo. Com isso, você pode ver os mais diversos benefícios da babosa para todo o corpo, da cabeça aos pés!

Indicações e contraindicações

Recomenda-se o uso tópico, ou seja, a aplicação direta do gel de babosa sobre a pele e o couro cabeludo a todas as faixas etárias, não havendo restrições específicas. Porém, há contraindicações com relação ao seu consumo e ingestão! Crianças, gestantes e lactantes não devem consumir a babosa sob nenhuma hipótese. Sua ingestão também não é recomendada para pessoas com inflamações no útero, inflamação nos ovários

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *