Pular para o conteúdo
Publicidade Publicidade
Início » Dicas » Como cozinhar feijão do jeito certo e sem errar do jeitinho que a mamãe fazia

Como cozinhar feijão do jeito certo e sem errar do jeitinho que a mamãe fazia

Que tal aprender como cozinhar feijão, esse alimento básico para o brasileiro, de uma maneira simples e do jeito certo e sem errar, para deixá-lo com um caldo grosso e delicioso sabor? Desde o cozimento, os temperos e armazenamento, você verá que tudo faz a diferença! Confira a receita do Canal Guilherme Guzela e aprenda como cozinhar feijão, para deixá-lo divino!

Publicidade

Como fazer para cozinhar feijão

Para a receita que vai te ensinar como cozinhar feijão, vamos escolher os grãos, lavar e adicioná-los num recipiente de vidro, acrescentando 1,5 litro de água, mantendo de molho por 12 horas na geladeira. Iremos escorrer a água e colocar numa panela de pressão com 2,5 litro de água e galinhos frescos de: tomilho, manjerona e orégano e louro. Tamparemos a panela levando para cozinhar, abaixando o fogo quando pegar pressão e contando 25 minutos, apagando o fogo e deixando a pressão sair de forma natural. Seguiremos o passo a passo para temperar o feijão. Sirva e saboreie seu delicioso feijão que você aprendeu a fazer com essa receita incrível de como cozinhar feijão!

Publicidade

Veja como é fácil preparar, vou te mostrar o passo a passo e todos os ingredientes para preparar essa saborosa receita. Garanto que você vai colocar essa entre as suas favoritas, não tem como errar, basta seguir o modo de preparo abaixo que vai dar tudo certo. Não vai sobrar nada depois que verem ela na mesa, é amor à primeira mordida. Se quiser dar o seu toque vai ficar mais saborosa ainda, nós conte nos comentários o que fez para que todo mundo teste também. Obrigada por visitar nosso site.

Ingredientes da receita de como cozinhar feijão

  • 500g de feijão
  • 1,5 litro de água (para o molho) + 2,5 litro (para o cozimento)
  • ervas frescas como: tomilho, manjerona e orégano (a gosto)
  • 2-3 folhas de louro
  • 3-4 colheres (sopa) de banha de porco, azeite ou óleo
  • 100g de bacon picado
  • 2 dentes grandes de alho picadinho
  • 2 colheres (sopa) de orégano
  • 1 colher(café) de tomilho seco
  • 1 cebola pequena bem picadinha
  • 1 colher (sopa) de sal

Modo de preparo

  1. Separe os grãos de feijão em uma superfície lisa, jogando fora os que estiverem estragados, ruins ou com pedacinhos de pedra misturados.
  2. Lave-os e transfira para um recipiente grande de vidro, acrescentando 1,5 litro de água, deixando de molho durante 12 horas, preferencialmente na geladeira.
  3. Escorra a água do feijão sem ficar lavando e adicione numa panela de pressão, juntando cerca de 2 litros e meio de água e temperos, como: tomilho, manjerona e orégano (aqui é opcional, você pode usar todos ou um) e folhas de louro.
  4. Feche a panela com a tampa e coloque em fogo alto, diminuindo para o mínimo assim que pegar pressão e marcando 25 minutos.
  5. Desligue o fogo e aguarde a pressão sair naturalmente. Após isso, retire os raminhos de ervas e as folhas de louro. 
  6. Nesse meio tempo, prepare o tempero, levando uma frigideira ao fogo com a banha, azeite ou óleo, junte o bacon picado e frite até ficar macio e soltar gordura. 
  7. Acrescente o orégano, o alho e deixe dourar levemente. Adicione também a cebola e o tomilho e refogue bem em fogo baixo por cerca de 8 minutos, mexendo às vezes, com uma colher de pau, até a cebola ficar bem douradinha e liberar o sabor. 
  8. Junte 2-3 conchas de feijão ao refogado de temperos e amasse bem com as costas da concha ou com a colher utilizada para mexer.
  9. Transfira esse refogado para a panela do feijão, mexa bem e volte a panela ao fogo, para ferver e engrossar. Vale lembrar que no dia seguinte e depois ele estará mais grossinho do que no primeiro dia, quando for esquentar.
  10. Coloque o sal, misture bem e agora você já pode servir e saborear seu sensacional feijão!
  11. Se desejar congelar, faça isso após cozinhar o feijão. Quando sair naturalmente a pressão, retire os raminhos de ervas, passe para potinhos com tampa e congele, sem temperar com o refogado. Ao descongelar, faça o refogado e adicione!
  12. Agora que você aprendeu como cozinhar feijão, faça e aproveite essa delícia!

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *