Pular para o conteúdo
Publicidade Publicidade
Início » Pizzas » Pizza de muçarela com massa fácil e deliciosa perfeita para o lanche do fim de semana

Pizza de muçarela com massa fácil e deliciosa perfeita para o lanche do fim de semana

Você ama pizza? Então vai adorar essa receita incrível de pizza de muçarela, que poderá fazer em casa, para a família, sem complicação. Ela traz uma massa leve e super gostosa, um molho de tomate caseiro e um recheio de muçarela, que vai agradar a todos os paladares. Não perca tempo, confira a receita do Canal Chef Léo Oliveira e faça a fantástica pizza de muçarela, que todos vão amar!

Publicidade

Como fazer pizza de muçarela

Para a receita de pizza de muçarela, vamos misturar com as mãos numa bancada, os secos: farinha, açúcar e sal. Vamos acrescentar o fermento, misturar e fazer uma cova no centro. Juntaremos a água e com as mãos, vamos misturar tudo, juntando depois aos pouquinhos o restante da água e em seguida o azeite, sempre sovando. Vamos dividir a massa em 2 porções quando ela já estiver lisa e uniforme, bolear e colocar cada bola num saco plástico, levando à geladeira e deixando por 24 horas. Para o preparo do molho e montagem da pizza, vamos seguir corretamente o passo a passo da receita, assar a pizza, servir e degustar essa maravilha de pizza de muçarela! Bom apetite!

Publicidade

Que tal aprender a preparar uma receita deliciosa e impressionar todo mundo? Eu vou te mostrar todos os ingredientes e o passo a passo para que você possa incluir essa delícia no seu cardápio. Tenho certeza de que você vai amar e que não sobrará nada na mesa. Siga as instruções abaixo e, depois, nos conte como ficou e suas dicas de personalização. Obrigada por visitar nosso site e boa sorte na cozinha!

Ingredientes da pizza de muçarela

Da massa

  • 500g de farinha de trigo
  • 350 ml de água filtrada gelada
  • 5g de fermento biológico seco (meio envelopinho) ou 15g de fermento biológico fresco
  • 10g de sal
  • 10g de açúcar
  • 10 ml de azeite de oliva ou óleo

Do molho

  • 3 tomates cortados em tamanho grande
  • 340g de molho pronto de tomate
  • ½ cebola picada
  • 20 ml de azeite
  • manjericão fresco ou seco

Do recheio

  • muçarela ralada (a gosto)
  • tomates cortados em rodelas (a gosto)
  • manjericão (a gosto)
  • azeitonas (a gosto)

Modo de preparo

  1. Numa bancada plana, comece fazendo a mistura dos secos: farinha, açúcar e o sal, misturando com as mãos.
  2. Junte o fermento, misture e abra uma cavidade no centro desses secos.
  3. Adicione nessa cova a metade da água e vá puxando os secos e misturando com as mãos. Acrescente mais uns 100 ml de água e vá sovando a massa. Depois, para a massa não ficar seca, vá agregando aos poucos, gotinhas da água que ainda resta.
  4. Continue sovando a massa e quendo já tiver acabado de adicionar a água e ela já estiver hidratada, ponha o azeite ou o óleo e vá sovando. Nesse ponto, sempre coloque umas gotinhas de azeite embaixo da massa, para deslizar melhor na hora de sovar.
  5. Quando sua massa já estiver lisa e homogênea, divida em duas porções, formando duas bolas. Ponha cada uma delas num saquinho plástico, coloque numa vasilha com tampa, feche e leve à geladeira, deixando lá por 24 horas.
  6. Para o molho, adicione numa panela: o tomate, a cebola, o molho de tomate, o azeite e o manjericão e leve ao fogo baixo para cozinhar por 30 minutos, mexendo ocasionalmente, para não queimar ou grudar no fundo da panela.
  7. Após esse tempo, bata bem esse molho no liquidificador, transfira uma tigela e reserve.
  8. Para a montagem da pizza, deixe todos os ingredientes ao seu alcance: o molho de tomate, a muçarela ralada, o orégano, os tomates em rodelas, o azeite, as azeitonas a assadeira que irá utilizar, farinha de trigo, carretilha, uma concha para pegar o molho e um rolo.
  9. Pegue a massa que ficou 24 horas na geladeira, polvilhe um pouco de farinha na bancada, retire-a do plástico, coloque por cima da farinha, polvilhe um pouco de farinha sobre ela.
  10. Abra com o rolo, dando-lhe o formato arredondado, deixando-a com mais ou menos 2 milímetros, polvilhando um pouco de farinha por baixo. Meça com a forma, deixando. Deixe mais ou menos um dedo de sobra de massa nas laterais para fazer a borda. Se quiser que fique mais arredondada, passe a carretilha na volta toda da massa.
  11. Para facilitar, polvilhe um pouco de farinha na forma e levemente na massa, dobre-a em 4 partes, adicione sobre a forma e então desenrole-a já na forma, deixando a borda para fora.
  12. Para fazer a borda seca(que não leva recheio), vá dobrando o excesso da massa para dentro, fazendo a borda no contorno todo da pizza, apertando bem, para ficar bem selada.
  13. Pegue uma concha de molho e despeje no centro da massa, espalhando com as costas da concha pela massa toda (não há necessidade de molho em excesso). Depois coloque bastante muçarela ralada no centro e distribua pela pizza toda (em média 400g). Espalhe também as rodelas de tomate sobre a muçarela e salpique orégano, esfregando-o entre os dedos, para exalar o aroma.
  14. Repita todo o processo com a outra massa, par fazer mais uma pizza.
  15. Pré-aqueça o forno por 10-15 minutos e adicione a sua pizza nesse forno bem quente para assar em forno convencional por cerca de 20 minutos a 280°C sem dourador.
  16. Retire do forno, espalhe as azeitonas sobre a pizza, regue com azeite a gosto, corte, sirva e se delicie com sua maravilhosa pizza de muçarela!

Dicas adicionais: você pode deixar a sua massa de pizza na geladeira antes de abrir com o rolo, por até 48 horas.

Temperatura de fornos para assar sua pizza:  1 minuto e 40 segundos a 360°C no forno à lenha; 2 minutos e 30 segundos a 320°C no forno de lastro; 15 minutos a 280°C no forno convencional (com dourador) e 20 minutos a 280°C sem dourador.

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *